Papa-Léguas Nº 1 - Novembro 1985

Aqui ficam alguns excertos do segundo número do nosso boletim informativo. Futuramente, a versão completa fará parte do nosso arquivo.

Editorial

LEGALIZAÇÃO DO CLUBE DE ACTIVIDADES DE AR-LIVRE

Foi prometido no Nº 0 do Papa-Léguas que brevemente iríamos ser clube. Para isso temos trabalhado, bastantes coisas se têm feito e já bastante se tem avançado.

A organização interna do futuro clube está em andamento para que no momento certo tudo esteja pronto. Estão-se a organizar ficheiros e já existem arquivos e as despesas e receitas estão devidamente assentes, como se pode confirmar neste número.

Neste momento a legalização é uma realidade. Os Estatutos estão prontos e vão ser analisados para que, de seguida, possam ser devidamente transcritos e serem entregues no notário de modo a fazer-se a escritura pública. Após a escritura aguardar-se-á a publicação do resumo dos estatutos no Diário da República o que nos legalizará definitivamente como CLUBE. Esperamos que até ao final do ano tudo esteja pronto e concretizado. No entanto, a legalização tem os seus custos, que poderão ultrapassar os vinte mil escudos.

Haverá certamente uma chamada às armas a todos nós, se tal for necessário, o clube será de todos para todos.

CONTAMOS COM A TUA AJUDA!

Calcorreando Sintra...!

Vão decorridos trinta dias sobre a actividade que o "AR-LIVRE" levou a efeito na Serra de Sintra, num passo de consolidação do clube, reunindo um significativo número de participantes em alegre convívio, ao longo de dois dias e que a todos satisfez.

Sábado e Domingo 12 e 13 de Outubro, foram dias em que pudémos ao longo de dois percursos, conhecer melhor a Serra, os seus aspectos históricos, a sua vegetação e os seus múltiplos contrastes paisagísticos. Contámos nestes percursos não só com um guia, mas com um mestre que a todos delirou pelo seu conhecimento totalda serra e da história da sua vegetação.

O nosso companheiro, Eng. Sivicultor Rui Queiróz, presenteou-nos especialmente no Sábado, com um itinerário muitíssimo bem escolhido, em que pudémos apreciar um conjunto de paisagens soberbas e lindíssimas Matas de espécies diversas.

E não pensem os companheiros que não puderam estar presentes que há aqui qualquer excesso no que deixo escrito. Bem pelo contrário, o que vimos, como aquela última Mata já perto dos Capuchos e depois de breve pausa junto ao Dolmem do Monge, não é possível descrever com rigor. Os tons provocados pela luz difusa do Sol ao entardecer coada pela mata e iluminando a Hera que atapetava completamente o chão e se enleava pelos troncos até às copas, foi o quadro que nos ficou na retina, mas que não conseguimos reproduzir por palavras.

Devido à extensão do percurso de Sábado, organizou-se um passeio de alternativa para os companheiros menos experientes ou para os que tinham a seu cuidado crianças de pouca idade.

Também houve quem fizesse a sua escala no "Penedo do Teatro" e assim se obteve uma participação generalizada ao longo do Sábado.

Já depois do jantar, e mostrando bem o interesse nessa participação, excedia o cansaço físico, natural depois de um dia de caminhada, houve uma deslocação maciça ao miradouro do "ALTO DAS TRÊS CRUZES" para apreciar a magnífica vista nocturna que dali se disfruta.

Regressados ao acampamento para uma prova do saboroso vinho de COLARES e de uns queijinhos frescos fabricados na PENINHA, seguiu-se uma reunião um tanto informal, em que foi dado conta a todos os companheiros do trabalho desenvolvido e procedeu-se à discussão e escolha definitiva do nome para o clube: "CLUBE DE ACTIVIDADES DE AR-LIVRE".

O passeio no Domingo que teve como tema principal os jardins de Monserrate, onde lado a lado coexistem espécies tropicais e nórdicas foi a chave de ouro com que se encerrou este fim-de-semana em SINTRA.

Em breve lá voltaremos porque Sintra é por si só um manancial de potencialidades para as actividades a que nos propomos.

Vão-se seguir agora alguns meses em que por ser Inverno se torna difícil a realização de actividades programadas com antecedência, dado o risco que se corre com a instabilidade do tempo, mas será o PAPA-LÉGUAS o elo anunciador das próximas actividades.

Ele vos trará o desejo de calçar as botas e percorrer com um amigo um percurso já esquecido ou de explorar um novo trilho para, mais tarde em cavaqueira, o recomendar a outro amigo tazendo-o também ao "AR-LIVRE".