Quem Somos

O Clube de Actividades de Ar Livre - CAAL, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1985.

O CAAL dedica-se à promoção de actividades de ar livre, incluíndo as modalidades de:

  • Pedestrianismo,
  • Montanhismo,
  • Orientação,
  • Escalada.

Valores que presidem à organização, como se afirma nos estatutos, e que são respeitados pelos sócios e participantes nas actividades, são:

  • A defesa do ambiente, com o seu Código de Conduta;
  • A defesa do património, natural e construído;
  • A promoção da qualidade de vida.

O CAAL orgulha-se de contar com um amplo leque de actividades emblemáticas no seu curriculum, e de levar os seus sócios até aos recantos mais remotos do Continente, Açores e Madeira, e a locais tão díspares como sejam os Picos da Europa, Pirinéus, Monte Branco (Alpes), Marrocos e ascensão ao Toubkal, Cantábrico, Serra Nevada, Roménia, Polónia, Guadarrama e Pedriza, Estados Unidos (Yosemite, Grande Canyon, etc), Lake District e Peak District (Inglaterra), e Kilimanjaro (Quénia e Tanzânia).

As actividades regulares de montanhismo/pedestrianismo, sobretudo as que se realizam no território nacional, organizadas pelos sócios, são verdadeiras "peças de artesanato", "obras primas" diferenciadas, como diferentes são os seus autores que nelas colocam imaginação, querer, dedicação, e muito carinho.

A participação nas actividades está aberta a não sócios, numa perspectiva de experimentação: temos muito gosto em ter connosco gente nova durante duas ou três actividades, para então, gostando, se associarem no Ar Livre.

Além das actividades inscritas no calendário anual, o CAAL promove:

  • acções de formação;
  • acções de informação e de demonstração sobre questões técnicas e ambientais;
  • participação em actividades promovidas por outras entidades.

O CAAL, desde a sua constituição, é membro da ERA - European Ramblers Association, a Federação Europeia que promove a marcação de Percursos Pedestres de Grande Rota (GR), transnacionais e nacionais. O CAAL, sendo um dos pioneiros, sempre procurou participar neste movimento e dinamizou a marcação de Percursos Pedestres de Pequena Rota (PR) e Grande Rota (GR), em colaboração com outras entidades. Continua actualmente disponível para colaborar com as entidades que, em Portugal, queiram contribuir para a implantação de uma rede nacional de percursos que sirvam os interesses dos montanheiros, nacionais e estrangeiros.

O CAAL é ainda Membro Observador da UIAA - União Internacional das Associações de Alpinismo a Federação Internacional que representa a Montanha, a Escalada e o Alpinismo

A nível nacional, o CAAL é membro da FPME - Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e da FPO - Federação Portuguesa de Orientação 

Há muito por onde escolher...

E tudo isto numa perspectiva associativa, sem fins lucrativos e sem postura empresarial, mas com o rigor e a seriedade que os sócios merecem e exigem.