RESERVA NATURAL DO ESTUÁRIO DO SADO

2001-01-13 (Sábado)

Dos sapais da Carrasqueira ao açude da Murta


Criada em 1980 pelo Decreto-lei n.º 430/80 de 1 de Outubro, a Reserva Natural do Estuário do Sado abrange uma área de aproximadamente 23.160 ha, dominada pelo Rio Sado e em que mais de 50% da área total é constituída pela superfície estuarina. Estende-se a Sueste da Cidade de Setúbal e ao longo de ambas as margens do rio, desde a Península da Mitrena até próximo de Alcácer do Sal (lugar das Faias - Batalha), abrangendo os Sapais da Comporta, Carrasqueira e parte das dunas de Tróia.

COMPORTA: Arquitectura rural - Museu do Arroz - sapais, arrozais, paisagem característica - avifauna - rapinas - Rio Sado

À entrada da Comporta, bem no alto da antiga fábrica de descasque do arroz, hoje Museu, os ninhos das cegonhas deixam-nos agradavelmente surpreendidos. Aqui está um bom pretexto para pararmos. Ao sairmos depois da visita e mesmo em frente, surpreende-nos a chegada de barcos coloridos em maré cheia. Atracam num porto feito de estacas e soalho de madeira. Parece-nos frágil, mas não é . Há um simpático aceno de um homem tisnado pelo sol. Esta gente é mesmo assim !

As formas sinuosas dos sapais, dos lodos, do verde característico em contraste com o prateado do rio, reflexo do sol onde brilham milhões de cristais, as salinas, das pequenas lagoas de águas calmas, do azul do rio, dos vastos pinhais, do voo cadenciado e tranquilo das cegonhas, até da feliz oportunidade de se verem golfinhos no mar a caminho do rio e dum minúsculo barquito na faina da pesca, sustento de muita gente destes lugares.

MURTA : Vale a pena subir ao alto do moinho e contemplar daí a paisagem. As silhuetas das Serras da Arrábida, S. Luís e Palmela são visíveis. A nossos pés temos o sapal de verdes acastanhados. Também a Herdade do Pinheiro e a Estação Arqueológica fenícia do Abul são visíveis do outro lado do rio.

Características do percurso: percurso de cerca de 17 km, sem dificuldade. Não há neutralização.

Cartografia: Folha 466 e 475 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 7h00 e Campo Pequeno 7h30

Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem o regresso ao ponto de partida. Local de encontro: às 9h30, na Comporta, junto ao Museu do Arroz. Chegada : Murta ( km 8 E. N. 253 Comporta / Alcácer do Sal )

Observações: A extensão dos percursos, o estado do tempo e do piso dos caminhos a percorrer, condicionam o calçado a utilizar. Recomendamos sempre calçado pesado, de preferência impermeável em função do estado do tempo, de solas espessas e aderentes.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Comporta