ALENQUER E O SEU TERMO (V) - CCC

2001-10-20 (Sábado)

Vamos desta vez desvendar a zona de Carnota

A SW de Alenquer ergue-se uma sucessão de montes, limitando vales férteis, que contrastam com a extensa zona de vinhedos, mais aplanada, por onde andámos em anos anteriores, influenciados então pelo apelo que o imponente maciço de Montejunto representa. Desta vez vamos voltar a Alenquer, sete anos após aí termos iniciado estas nossas jornadas na região.
Vamos partir de Monfalim, um lugar também já nosso conhecido das andanças das actividades de orientação, não muito distante de Arruda dos Vinhos.
Seguimos na direcção SW NE, durante cerca de 18 km, acompanhando os cimos que envolvem alguns dos bonitos vales desta região. As vistas prometem e o Montejunto aparecerá ao longe lá para o meio da tarde. Então iremos identificar a paisagem que já percorremos. Faremos na Carnota, a meio do percurso, uma neutralização para os companheiros que não queiram continuar.
Características do percurso: 2 botas. Passeio com alguns desníveis que serão vencidos sem pressas, para que todos possam participar nesta actividade de Outono, a que já nos habituámos, de observação do colorido dos vinhedos, uma característica desta época do ano.
Cartografia: folhas 375, 376 e 389 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: 6ªfeira, dia 13, Algés às 7h30 e Sete Rios às 8h00.
Participação em viatura própria: desaconselha-se o uso de viatura própria, uma vez que é grande a distância entre os pontos do início e do final do percurso. O CAAL não assegura o regresso à origem. No entanto, para quem quiser ir em viatura própria, o ponto de partida é em Monfalim, às 9h00. É obrigatório fazer a inscrição prévia no Clube.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Alenquer