NASCENTE DO AVIELA-ALGAR DO PENA

1999-05-23 (Domingo)

O Ar livre vai ficar preso nos encantos do Algar do Pena a muitos metros de profundidade, mas descendo de elevador! E como a mágica vai ser mais que muita, que tal fazer desaparecer um rio, para voltar a aparecer e a desaparecer!... Será assim nos olhos de água do Alviela. A mesma água que desagua nas nossas torneiras alfacinhas desde 1880...

Entre Santarém e Leiria, em pleno Parque da Serra de Aire e Candeeiros, no subsolo, existe um dos maiores reservatórios de água doce do país, perto de 65000 hectares de superfície, com uma espessura média de várias dezenas de metros.

A grandeza é completada com as belas esculturas que a água proporciona. Tudo em ambiente que se pretende preservado com a ajuda da ciência. É uma visita diferente das massificadas e destinada a iniciar professores que mais tarde queiram voltar com os seus alunos, mas também para os sócios que queiram proporcionar coisas boas aos familiares e amigos.

Características do percurso: Talvez não chegue a meia dúzia de quilómetros. O andar é interior.

Cartografia: Folha 328 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 7:45 e Campo Pequeno 8:00

Chegada: Prevista para as 20:00

Participação em viatura própria: Dado que o número de visitantes é limitado a 60 pessoas, não é possível utilizar viatura própria.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Algar da Pena