BARRANCOS - ROTA DO CONTRABANDO

2001-10-27 (Sábado)

Por terras de contrabandistas e Contenda


Após quase uma década, vamos voltar a Barrancos, vila alentejana situada na parte mais oriental do distrito de Beja, junto à fronteira com Espanha. Considerado o concelho mais pequeno de Portugal, em termos demográficos, Barrancos é uma terra peculiar entre todas as que formam a planície dourada. A sua localização junto da fronteira facilitou-lhe a consolidação de uma cultura muito própria, com manifestações particulares, como por exemplo o seu dialecto, a sua arquitectura, as suas festas, etc. Desta vez, vamos percorrer os caminhos que outrora o povo desta região utilizava nas trocas comerciais clandestinas com nuestros hermanos, vulgo contrabando, muitas vezes como forma de sobrevivência e com risco da própria vida. Teremos oportunidade de observar uma grande variedade de animais domésticos, nomeadamente gado bovino, suíno e caprino.

Sábado, dia 27 Saída de Barrancos em direcção a Encinasola, localidade espanhola sita na parte setentrional da província de Huelva cujo nome, segundo a lenda, deriva de uma árvore solitária junto à qual se reuniam os contrabandistas. Vamos percorrer caminhos antigos que esses contrabandistas trilhavam, muitas vezes de noite, para não serem apanhados pela polícia, quer portuguesa quer espanhola. Passaremos junto a um antigo quartel dos carabineiros, actualmente em ruínas, atravessaremos a Serra de Herrera e terminaremos o percurso em Espanha, onde poderemos repor os líquidos gastos durante o percurso, bebendo uma caña. Regressaremos ao ponto de partida de autocarro.

Domingo, dia 28 Saída de Barrancos de autocarro. Iremos começar a actividade em Encinasola, para percorrermos outros caminhos dos contrabandistas aquando do seu regresso a terras lusas, atravessando alguns belos montados de sobreiros e passagem pela Serra de los Limones, de onde se têm óptimas vistas.

Características do percurso: 2 botas. Em ambos os dias o percurso é fácil, sem grandes declives. Não existe abastecimento de água nem possibilidade de neutralização. No 1º dia, o percurso tem uma extensão de 14 km e no 2ºdia, cerca de 19 km.

Cartografia: folhas 504 e 515 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 06h30 e Sete Rios 06h45.

Alojamento: em tenda própria, a ser montada em terreno cedido pela C. M. de Barrancos, com acesso a balneários no Complexo Desportivo. As tendas serão montadas no final do primeiro dia e desmontadas na manhã do dia seguinte, antes do início da actividade. Alojamento alternativo em Barrancos, por conta dos interessados.

Participação em viatura própria: é possível mas sempre com inscrição prévia no Clube e desde que os participantes assegurem o regresso ao ponto de partida (Barrancos - Encinasola 11 km). Local de encontro: Igreja Matriz de Barrancos, Sábado às 10:30.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA

Região: Alentejo
Local: Barrancos