Do Conventinho à Romeira

Quintas Saloias
2003-03-08 (Sábado)

O CAAL,

em colaboração e com o apoio da Câmara Municipal de Loures, organiza um belo passeio, acessível a todos, com início na Quinta do Conventinho, mesmo às portas de Loures. É um dos maiores focos de cultura e lazer do concelho e tem vários pontos de interesse, dos quais se destaca o Museu Municipal, onde iremos visitar 4 exposições: Comércio de Antigamente,Fortes e Fortins das Linhas de Torres, Transportes e Utensílios Saloios e Mobílias de Antigamente.

Visitaremos também a Capela, o Claustro e os Jardins que circundam o convento e que são deslumbrantes; dos seus mirantes tem-se uma excelente vista sobre a cidade e arredores. Arranjaremos tempo para uma curta incursão à cafetaria local...

Na nossa caminhada passaremos pelo parque da Cidade em direcção a Frielas onde a Igreja Matriz e a estação Arqueológica esperam a nossa visita. Depois de atravessar o esteiro da Princesa chegaremos a Sto Antão do Tojal, onde visitaremos o Paço dos Arcebispos.

Iniciaremos a primeira subida do dia para o alto do Bispo e o Mosqueiro com Pintéus aos nossos pés, para em seguida descer atravessar o despoluído Trancão. A última subida, já com grandes horizontes para norte de Bucelas, leva-nos à cumeada do vértice Serves, onde uma panorâmica única nos faz perder a vista desde a Serra do Louro e da Arrábida ao Estuário do Tejo, de Lisboa até Sintra e ao mar, abrangendo a miríade de cones vulcânicos da região de Lisboa, com o destaque da alva Sra. do Socorro até às cercanias de Torres Vedras. Estamos em "terras das Linhas de Torres", onde se avista o bem conservado forte da Aguieira; mas isso serão "contas para outra caminhada"…

É a altura de descermos para a Quinta da Romeira onde as gargantas sequiosas procederão a uma Prova de Vinhos da região.

Características: 15km de passeio misto que se desenvolve em zonas de alguma ocupação humana, praticamente sempre por caminhos. Sem dificuldades de maior, haverá também hipótese de neutralizações para os mais fatigados.

Cartografia: Folhas 403 e 417 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Transporte: O transporte para esta actividade é oferta por gentileza da Câmara Municipal de Loures. Por essa razão não haverá autocarro em Algés. Apenas em Sete Rios às 9h00.

Participação em viatura própria: A concentração será às 9h30 na Quinta do Conventinho em Loures, na estrada que liga a Ponte de Frielas a Loures.


Preços:
Autocarro: 8€; Menores 21: 4€