A Geira Romana, o Gerês e o Xurés

A Geira, os marcos miliários, Vilarinho e o banho no rio Caldo
2003-07-12 - 2003-07-13 (Sábado - Domingo)

A Geira é o nome popular da via XVII do itinerário do imperador Antonino, que ia de Braga a Astorga, e constitui o mais extenso troço de estrada romana existente em Portugal. Já em 1997 lá estivemos, mas agora faremos um percurso mais extenso, em dois dias, que nos levará a terras da Galiza.

Começaremos na pequena aldeia de Santa Cruz, na cumeada dos montes que dividem o vale do Cávado do vale do Homem, em cujas imediações se encontra a milha XIV, onde encontraremos muitos marcos miliários, e percorreremos, inicialmente com horizontes vastíssimos para o vale do Homem e para a cadeia de montanhas que o encerra a norte, sucessivas milhas (cada milha tem cerca de 1400 m), sempre assinaladas com marcos miliários, praticamente sempre à mesma altitude (cerca de 400m). Terminaremos a marcha deste primeiro dia perto de S. João do Campo, em cujas imediações se situaria a milha XXVIII, hoje não localizável ao certo.

No dia seguinte, depois de percorrida aquela aldeia, a cuja freguesia pertencia a desaparecida aldeia de Vilarinho das Furnas, entraremos na parte mais conhecida da Geira, a que se encontra no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês. São cinco milhas até à Portela do Homem, das quais uma pequena parte está coberta pela albufeira. Percorridas as deslumbrantes matas da Bouça da Mó e de Albergaria, atravessaremos o Homem a vau, e, pela mata de S. Miguel, atingiremos a Portela do Homem, onde se situa a milha XXXIV, e a fronteira galaicoportuguesa.

Atravessada a fronteira, retomamos a Geira pela margem direita do Rio Caldo onde se situa a estância termal (Banhos), onde existe uma piscina de água quente ao ar livre. É aí que termina o percurso...

A l o j a m e n t o : Noite de 11, na Pousada da Juventude de Ovar. Noite de 12, no parque de campismo de Cerdeira, Campo do Gerês (com restaurante e minimercado). Alojamentos alternativos: bungalows no parque (tel. 253 351 005); em Albergaria (tel. 253350040); pensão Rio Homem, Terras de Bouro (tel. 253 351 136).

Cartografia: Folhas 30, 31, 42 e 43 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sexta, dia 11, às 20h10 de Algés e às 20h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Excepcionalmente não considerada já que, devido à orografia e à rede viária, torna-se absolutamente impossível o Clube assegurar o regresso dos companheiros às viaturas. Para mais esclarecimentos contactar o Clube.