Montejunto ao alcance de todos!

A fábrica do gelo, os grandes horizontes e a beleza da Serra
2008-09-13 (Sábado)


Clicando na fotografia ao lado, podem ver a reportagem dos Companheiros João M. Farias da Silva e Luis Bandeira Ferreira.




 

Preparámos, em colaboração com a C.M. Loures, um passeio em Montejunto. 

Será uma bela actividade na serra, com as suas características próprias, mas muito bonita e com atempadas neutralizações para aqueles que possam ter dificuldades. 

É um passeio circular ao maciço principal da serra de Montejunto, com visita à ‘Fábrica do Gelo’ e seus poços e ao Centro de Interpretação de Montejunto. 

Características da actividade:

Iniciaremos a nossa caminhada para leste, onde a vista se espraia pela baixa da Ota até aos contrafortes da Estrela! Sempre a descer por um belo caminho em zig-zag, atingimos a base da Serra no Casal do Bom Sucesso.  3km de bom estradão levam-nos, agora para poente, até à Casa do Guarda Florestal, depois de vencermos facilmente 50m de desnível; a Abrigada, o Monte Redondo, Cabanas do Chão e Cabanas de Torres estão ali aos nossos pés.  

Preparemo-nos para a grande subida do dia: vamos fazer o ‘Caminho da Senhora’, via de frades e peregrinações que unia as terras férteis do vale com o Convento do cimo da serra; ritmo lento como convém na montanha, para saborear a paisagem que se desdobra a cada passo, e ainda para encher os pulmões do ar puro da serra.  

Passamos ao largo do triste espectáculo das antenas e dos casebres que as apoiam – ninguém conseguirá reordenar aquele espaço tão belo? – Estamos num planalto, bem perto da escola de escalada conhecida por Montejunto Novo, e cruzaremos a estrada. Com 8km de marcha, temos aqui a 1ª possibilidade de neutralização… 

Virados agora a NE, iniciaremos uma belíssima descida noutro vale encaixado, com vistas para terras do Cadaval e Bombarral até ao mar. A subida até à neutralização seguinte (10,5km) faz-se à sombra de vegetação autóctone única de grande beleza, e poupada aos incêndios que têm sacrificado a serra. 

Os ‘resistentes’ fazem agora o pequeno, último e fácil esforço para atingir o moinho do Moloiço, outro ponto de vistas deslumbrantes; o fim está perto, e esta caminhada em Montejunto certamente ficará na memória de todos os que tiveram o privilégio de nela participar.

Atenção: Não esquecer o farnel para levar na mochila, a água e calçado confortável e resistente; as botas de caminhada são fortemente aconselhadas.

 

Cartografia: Folhas 362 e 363 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE. 

Partida: Às 08h15 de Algés e às 08h30 de Sete Rios. 

Participação em viatura própria: Concentração junto ao Centro de Interpretação, anexo ao quartel da Força Aérea, às 09h45.


Preços:
Autocarro: 10,00€ / Menores 21 anos Grátis
Preços:
Viatura própria 5,00€ / Menores 21 anos Grátis