Hornachos - Badajoz

Os penhascos desconhecidos da planície da Extremadura
2008-11-01 - 2008-11-02 (Sábado - Domingo)

Carregando aqui, podem ler a bela Publicação escrita para esta actividade pelo Sócio Rui Queirós. Carregando na foto, as reportagens de José Branco, Ana Tique e Paulo Ferreira. 


A Sierra Grande de Hornachos constitui a formação montanhosa mais meridional das serras da Província de Badajoz. As suas imponentes cristas de quartzito levantam-se abruptamente da planície da “Tierra de Barros”, num forte contraste paisagístico.

As vastas panorâmicas que se observam dos seus picos rochosos rodeados, quer de campos de cultivo, quer de montados de sobro e azinho, que ao longe se assemelham a uma manta de retalhos, com o casario branco da Vila aos seus pés, são impressivas e de grande beleza.

Esta montanha / ilha, isolada no meio de terras baixas, constitui igualmente um importante refúgio de biodiversidade e de vida selvagem, onde podem ser observadas formações vegetais residuais mediterrânicas e espécies raras de aves como as águias real e imperial e abutres. Está classificada como Zona Especial de Protecção e incluída na Rede Natura 2000.

Hornachos tem passado árabe do qual subsistem as ruínas do castelo roqueiro, antigas calçadas, as hortas em terraços e o sistema de irrigação com levadas. A igreja com a sua imponente torre-fachada é um interessante exemplar de arte mudejar. Perto, num cabeço elevado, com posição dominante sobre a planície e uma bela vista sobre a Sierra Grande, encontram-se as ruínas do antigo Oppidum Romano de Hornachuelos.

Características dos percursos:

Sábado, 1: Visita ao Centro de Interpretação de Hornachuelos, em Ribera del Fresno, e ao Sítio Arqueológico. A visita às ruínas implica um passeio de cerca de 8km, a pé, em parte pela antiga via pecuária de transumância ou “Cañada Real de Léon”. O caminho é quase plano e pelo meio de campos, vinhas e olivais, não oferecendo quaisquer dificuldades. O piquenique de almoço será no Sítio Arqueológico. Ao fim do dia será realizada uma visita ao Centro de Interpretação da Serra Grande de Hornachos.

Domingo 2: De manhã, percurso de montanha com subida ao ponto mais alto da Sierra Grande (951m) e descida pelo Valle de las Curraletas. O piquenique de almoço será realizado, junto à Vila, na “Fuente de los Moros” ou no miradouro do antigo “Pósito”. Pela hora do almoço será efectuado um percurso pela vila alta de Hornachos, continuando à tarde com a subida às ruínas da fortaleza árabe e da Ordem de Santigo, e ao Peñón Grande (890m).

Este percurso, pelos grandes desníveis a vencer, e por alguns troços de caminho serem muito pedregosos, exige resistência e alguma preparação física. Como à hora do almoço se desce à Vila Alta, poderá ser aí efectuada a neutralização.

Recomendações: 

  • Os cantis deverão vir cheios por não haver fontes nos percursos.
  • Trazer agasalho e protecção para a chuva, pela altitude da região (entre os 400 e os 950m) e pela época do ano em que poderão ocorrer forte precipitação e temperaturas baixas.·        Trazer pequeno almoço para Domingo, e almoço para dois dias.
  • Trazer binóculos

Alojamento: No Hotel Diana, em Villafranca de los Barros.

Partida: Sábado, dia 18, às 6h30 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 12h30 (de Espanha) em Hornachos, na Avenida da Extremadura, junto ao parque dos autocarros, à entrada da povoação.

Percurso: Lisboa – Badajoz – Almendralejo – Villafranca de los Barros – Hornachos.                            

É indispensável a inscrição prévia no Clube.