Pela serra da Peneda seguindo o vale do Vez

A Peneda e as brandas...
2010-07-03 - 2010-07-04 (Sábado - Domingo)

Foi uma belíssima jornada! Os nossos Amigos Jorge Mota e Zé Emílio ofereceram-nos mais duas actividades que os felizes participantes não irão esquecer!

Já há fotografias que podem ser vistas em http://clubearlivre.org/v/actividades/2010/julho/peneda/

Também podem ver o álbum de José A. B. Aurélio em http://picasaweb.google.pt/opassodegigante/Geres0710?feat=email#

Acompanharam-nos no domingo os companheiros do Viana Trilhos. Vejam as suas fotos em http://vianatrilhos.com/montanhismo.html 


O Alto Minho tem como coroa o alto da Pedrada a 1.416m na serra da Peneda.
Esta serra que integra o PNPG é berço do rio Vez, abrigo de pastores e rebanhos,
caminho de peregrinos e leito de glaciares’.

Sábado, 3

Objectivo: apreciar os socalcos de Sistelo que se quiseram candidatos a Património da Humanidade e às 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Percurso pelo verde, verde, verde deste recanto escondido do Alto Minho encostado à serra da Peneda.
No nosso caminho, com início na aldeia de Sistelo, a branda de Covas, vestígio quase arqueológico de um modo de viver, a branda do Alhal com diferente destino, as povoações de Padrão e Paçô encaixadas no meio dos verdejantes socalcos.

Descida às aldeias e ao rio Vez - parceiro indispensável dos ciclos de vida que por aqui se cumprem.

Domingo, 4
Atravessaremos a serra da Peneda seguindo a orientação principal este-oeste. Partindo da branda de S. Bento do Cando, onde por agora começará o ciclo de festas em honra do seu padroeiro, procuraremos a infância do rio Vez cujo percurso seguiremos no sentido sul-norte, acompanhando o trajecto do glaciar e observando as inúmeras recordações que nos deixou.

Passaremos Real, uma branda há muito deixada consigo mesma mas capaz de ilustrar um tipo de construção tão primitivo quanto interessante.

Vigiaremos do alto o percurso do Vez agora correndo para oeste, visitaremos a branda de Crastibô e desceremos em direcção a Sistelo, passando Porto Cova e Padrão tendo no horizonte uma multitude de socalcos.

Características dos percursos:

Não esquecendo que são percursos de montanha, com alguns desníveis e em caminhos de pé posto, como se lhes refere a nossa cartografia, qualquer uma das actividades não terá dificuldades sérias.

O percurso de Domingo será longo (cerca de 8 horas de marcha efectiva) mas com preponderância de descidas no que se refere a desníveis.

Cartografia: Folhas 8 e 9 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGOE.
 
Alojamento:
Parque de Campismo de Travanca  - Cabana Maior, Arcos de Valdevez.
 

Alternativas várias no Soajo (a 7km do parque de campismo
www.adere-soajo.com).

Ter em conta que alguns dos alojamentos disponíveis estão localizados nas estreitas ruas do Soajo, sem trânsito automóvel.
 
Notas:
No parque de campismo não existe qualquer serviço de abastecimento pelo que “jantar fora” no Sábado será viável no Soajo; o pequeno-almoço de Domingo será possível a caminho do início da actividade, no café do Centro Equestre do Mezio.
 
Participantes em viatura própria: Eventuais interessados deverão informar-se directamente no CAAL.


Preços:
Autocarro 56,00€ / Men. 21 anos 23,00€