Parque Florestal de Monsanto

Ambiente e Biodiversidade
2011-03-20 (Domingo)

 

 


"O passeio de hoje no Parque Florestal de Monsanto teve uma assinalável participação de sócios e amigos do CAAL, que se associaram à evocação do Dia Mundial da Árvore e da Floresta e também do Dia Mundial da Poesia.

 

Esta actividade, que foi promovida pela Assessoria do Ambiente do CAAL, percorreu um troço da Rota da Biodiversidade, percurso pedestre recentemente sinalizado, tendo sido aproveitada a data para divulgar junto dos sócios esta iniciativa meritória da CML, que muito valoriza o Parque Florestal, em prol dos caminheiros portugueses e dos estrangeiros que nos visitam.
A vertente de Defesa do Ambiente do nosso clube leva-nos a participar e valorizar iniciativas relevantes que contribuam para a melhoria da nossa paisagem e da qualidade de vida das pessoas, designadamente no Parque Florestal de Monsanto e noutros espaços verdes da nossa cidade.
Neste contexto esta actividade contou com quatro momentos significativos:
- Primeiro, evocou-se a construção do Parque Florestal de Monsanto, nos anos 40 do século passado, como um factor ecológico de valorização de Lisboa, e avaliou-se a situação actual, em que múltiplas entidades tentam retalhar este sublime espaço público, subtraindo sucessivas parcelas para fins que não correspondem às razões que levaram à sua criação, nem às justas expectativas da população da cidade;
- Segundo, divulgou-se a Rota da Biodiversidade, percurso sinalizado que liga o Parque ao rio, através do bairro histórico da Ajuda;
- Terceiro, no Jardim de Montes Claros houve poesia, declamada por quatro sócios do CAAL, evocando precisamente o dia da Árvore e da Floresta; foi um momento alto neste passeio pela qualidade da declamação e das poesias seleccionadas;
- Quarto, evocou-se ainda o Projecto Limpar Portugal, no que foi, há um ano, a participação dos sócios e amigos, na acção de limpeza de lixo realizada nesse dia no Parque, integrada no projecto de Lisboa; a actividade contou com cerca de 400 participantes, a maioria escuteiros, e com a colaboração da CML, que assim contribuiu para o seu êxito.
Salienta-se ainda que, pela relevância simbólica desta actividade, associámos à sua realização as entidades que federam o montanhismo em Portugal, a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) e também, a nível internacional, a ERA (European Ramblers Association), em que o CAAL é o membro português mais antigo, com 26 anos de associação.
Pela importância da defesa dos valores patrimoniais em causa também convidámos a participar nesta actividade as associações e entidades da Plataforma Por Monsanto, cuja acção exemplar tem contribuído para zelar por este espaço público e alertar as autoridades e a população em geral relativamente a iniciativas que possam contribuir para a sua desvalorização.
Hoje esteve um dia excepcional de Primavera e os participantes neste passeio apreciaram a Floresta de Monsanto no seu melhor!
O CAAL está de parabéns!
José Duarte"

 


Artur Lourenço, da Plataforma Por Monsanto também esteve presente neste passeio!

Não percam as suas fotos e as suas opiniões em http://arvoresaopoder.blogspot.com/2011/03/passeio-pedestre-em-monsanto.html


O CAAL convida os seus sócios e a população de Lisboa a virem passear em Monsanto!  

A 20 de Março comemora-se o Dia Mundial da Poesia e, a 21, o Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore. 

A 20 de Março faz também um ano que se realizou o Projecto Limpar Portugal.

O CAAL empenhou-se na organização deste evento no Parque Florestal de Monsanto, onde participaram mais de 400 voluntários, a maioria jovens, que nesse dia removeram toneladas de lixo, depositado de forma negligente ou mesmo criminosa num espaço público que a todos pertence. 

No último trimestre de 2010 foi inaugurada a Rota da Biodiversidade, um percurso sinalizado pela Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da CML e que liga o Parque Florestal de Monsanto ao Rio Tejo, . 

Estão assim criadas as condições para que, no próximo dia 20 de Março, a actividade mensal do CAAL em Monsanto, que consistirá numa parte deste percurso, venha a ser mais uma actividade emblemática, plena de surpresas. 

Será uma oportunidade para os sócios reafirmarem a opção do Clube como Organização Não Governamental de Ambiente, glosando nesta data os valores naturais e humanos que orientam a actividade associativa e cimentam a amizade entre os participantes. 

Companheiros, compareçam em Monsanto para conhecerem e desfrutarem o magnífico Parque onde o nosso clube se encontra sedeado. 

Concentração, na Cruz das Oliveiras, junto aos Bombeiros, às 09h30 de Domingo. 

Venham a Monsanto com o Ar Livre – é ao pé de casa, sem inscrição prévia, gratuito e termina, no local onde começou, pelas 12h45! 

Os que quiserem ficar mais um bocadinho tragam farnel!

Venha conhecer Monsanto para melhor mantermos o Parque limpo e o defendermos de todos os ataques!