Notícias do Refúgio do Goûter (Monte Branco)

2013-06-13

Companheiros:

O Clube Alpino Francês (CAF/FFCAM) informou recentemente os montanheiros em todo o mundo de que, no momento em que estão pendentes as últimas autorizações oficiais para o novo Refúgio do Goûter, na via normal do Montebranco, está disponível uma linha de reservas online.

As reservas para o refúgio compreendem o período de Junho a Setembro, inclusive, sendo possível reservar até às 10H00 do dia de chegada, dependendo da disponibilidade de lugares.

As reservas podem ser feitas em http://refugedugouter.ffcam.fr/resapublic.html.

É aconselhável, antes de reservar, consultar a informação disponível em http://refugedugouter.ffcam.fr/faq.html.

O CAF avisa ainda que os alpinistas que pretendem ascender ao Monte Branco deverão estar bem preparados, física e tecnicamente, para o fazer, o que inclui a posse de uma reserva confirmada no refúgio. Caso este esteja cheio, será aconselhável protelar a ascensão para outro dia, uma vez que não serão admitidos no interior do refúgio alpinistas que não tenham reservado.

Nota: o acampamento e o bivaque são proibídos por lei nas áreas classificadas do Monte Branco. Os alpinistas são aconselhados a respeitar essas proibições, uma vez que as áreas em questão serão fiscalizadas a partir do Verão de 2013.

Outra opção disponível é a de acampar no acampamento-base de Tête Rousse, com espaço para 50 tendas. Para tal, é obrigatório o contacto prévio com o guarda do refúgio de Tête Rousse.

Mais informações poderão ser obtidas em French Alpine Club (FFCAM) ou através de Ulrike Ohlhäuser, por e-mail: u.ohlhauser@ffcam.fr