Rota das Tabernas - Grândola

Faça a cama a uma taça de tinto alentejano
2014-04-12 (Sábado)

 

Parabéns ao CAAL por mais uma bela atividade - Isaura Tavares

O álbum do Álvaro Lourenço em https://plus.google.com/photos/110474945247713864631/albums/6001918884325241281?authkey=CPeHpIDmw96cwgE 

As fotos da Isaura Tavares em  http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2014/abr/tab/it/

Fotos da Rita Guerreiro em  http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2014/abr/tab/rg/

 

 

 






O CAAL inspirou-se na tradicional festa, vivida no concelho de Grândola entre os meses de junho e julho, que toma o nome de Rota das Tabernas (este ano será a 19ª edição), para desenvolver esta actividade.

Vamos percorrer um caminho rural que se inicia num imponente marco geodésico de 1ª ordem, o da Atalaia (326 metros - ponto geodésico mais elevado da Serra de Grândola) e terminará na localidade de Grândola, sendo este trilho de caris pedestre, cultural e gastronómico.

As tabernas foram importantes centros onde a sociedade conviveu, nomeadamente no cante alentejano, fado e música popular como cultura da opinião e da manifestação contra - poder.

A serra de Grândola apresenta uma orientação paralela relativamente à costa, o que dificulta a penetração do ar marítimo, contribuindo no entanto para a condensação das nuvens. Dito isto, vem desfrutar das belas paisagens alentejanas e degustar os petiscos que nos esperam.

A actividade inicia-se no marco geodésico da Atalaia, onde percorreremos um esplendoroso trilho de vegetação alentejana, donde facilmente avistaremos o mar, num piso de transposição fácil; chegados ao lugar de Sobreiras Altas visitaremos a nossa primeira taberna ‘A Taberna’, tomaremos a bucha do meio da manhã, à boa maneira rural.

Retemperadas energias, seguiremos de autocarro até ao lugar de Mina do Outro Monte para reiniciarmos o trilho pedestre, desta vez com alguns desníveis a vencerem-se sem dificuldade, terminando a primeira parte da actividade na localidade de Santa Margarida da Serra, cuja tradicional taberna seria a do ’Agostinho’ que visitaremos, sendo nesta localidade servido o almoço, no acolhedor Centro de Dia, com um menu surpresa (rememorando antigos usos gastronómicos).

Sesta feita, se tempo houver, seguiremos novamente de autocarro até ao Santuário da Nossa Senhora da Penha, onde admiraremos belas paisagens, a perder de vista, dada a altitude sobranceira a Grândola, retomando o percurso pedestre tradicional e marcado PR, até à cidade de Grândola, onde aconchegaremos o estômago com a sopa do fim do dia e regressaremos ao autocarro, rumo a Lisboa

Características do percurso: Caminho rural sem dificuldades acrescidas.

Recomendações: Não esquecer calçado confortável, boa disposição e Kompensan no bolso, não vá o diabo tecê-las. Desta vez não é preciso levar farnel!

Cartografia: Folhas 495 e 506 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 7h30 de Algés e às 7h45 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Dadas as características desta actividade não é viável o uso de viatura própria.

É imprescindível a inscrição prévia no Clube.

O preço inclui o petisco da manhã, o almoço típico alentejano, a sopa ao fim do dia, para além do seguro, do transporte, da informação e do mapa.


 


Preços:
Autocarro 39,50€ Menores de 21 anos 27,50€