Verão Ar Livre no Parque

Crianças dos 7 aos 12 anos
2015-07-27 - 2015-08-07

 

Verão Ar Livre - um sucesso. Se queres participar na semana de 6 Julho é necessário que faças a tua inscrição até dia 26...

 


O Verão Ar Livre no Parque vai a meio da primeira semana, mas nas próximas semanas há mais. Entusiasmem-se... 



 

 

Para descarregar o programa completo carregar AQUI

Desfruta ao máximo do Verão num programa inovador do teu Clube para ocupação educacional e recreativa dos mais novos.

Durante 7 semanas os pequenos poderão experimentar as mais diversas actividades num espaço único – o Parque Florestal de Monsanto, o pulmão verde da capital.

A sede do CAAL, inserida em pleno montado, possui inúmeros equipamentos para um Verão em grande, como o Centro Interpretativo do Espaço Monsanto, o Campo de jogos do Calhau e o Parque dos Índios, que complementam um parque florestal único onde são possíveis caminhadas temáticas, jogos de orientação e interpretação de fauna e flora.

Experimenta algo distinto, com ateliers práticos, actividades e jogos interactivos que vão desenvolver o teu gosto pela natureza!

Programa

As áreas que nos propomos trabalhar neste programa resultam dos interesses e das experiências específicas dos orientadores e estão desenhadas de modo a se relacionarem, influenciando-se mutuamente. A descoberta da natureza vai fazer-se através de caminhadas temáticas, jogos de orientação, desafios sensoriais e ateliers de interpretação de fauna e flora e também expressão plástica, promovendo assim um contágio saudável entre disciplinas e experiências complementares. Vão ser propostos jogos de cooperação e dinâmicas de grupo para motivar e facilitar o relacionamento entre as crianças ao longo do projecto.

O programa que apresentamos repete-se quinzenalmente.

 

O dia inicia-se no CAAL com a recepção das crianças e o desenvolvimento de dinâmicas de grupo para facilitar o relacionamento entre as crianças e para apresentar a aventura do dia. Com a duração de 1 hora este período visa também absorver eventuais atrasos.

2ª, 4ª e 6ª são dias de maior actividade física onde nos lançamos à descoberta de um percurso temático por Monsanto (+- 1 hora), com características especificas e diferentes a cada dia, intercalado por jogos de interpretação do espaço, fauna e flora.  3ª e 5ª são dias mais tranquilos para reposição de energias com actividades construtivas que despertam a criatividade das crianças.

À hora da refeição está previsto um piquenique num local diferente com tempo suficiente para descansar e brincar livremente.

Ao fim do dia regressamos ao CAAL e temos diariamente um período de partilha e reflexão sobre o dia e as experiências vividas, acompanhado de um atelier de expressão plástica.

 

Observações:

As crianças devem trazer vestuário e calçado adequados a este tipo de actividades, para que se possam mover livremente e eventualmente sujar. Devem trazer uma mochila confortável para transportarem o seu próprio almoço e água (existem pelo caminho pontos para o enchimento de garrafas de água). É necessário trazer chapéu, agasalho e protector solar.

Os monitores levarão consigo caixa de primeiros socorros e telemóvel.

Datas: 22 a 26 Junho; 29 Junho a 3 Julho; 6 a 10 Julho; 13 a 17 Julho; 20 a 24 Julho; 27 a 31 Julho; 3 a 7 Agosto

Horário: 9h30 às 17h30 – Realiza-se com um mínimo de 8* crianças e máximo de 16.

Custo: 85 euros/semana – 20% desconto para irmãos

Não inclui alimentação. Inclui seguro de danos próprios e material desportivo e didático.

*O CAAL reserva-se o direito de não realizar a atividade caso não se atinja o nº mínimo de inscrições.

 

Equipa Pedagógica:

Salomé Galamba é Arquitecta e Mestre em "A Criança e as Artes" pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, com especial interesse pelas áreas da expressão plástica e da relação das crianças com a natureza. Frequentou o workshop "Sharing Nature" promovido pela Associação Movimento Bloom, fez formação de Animadores de Campos de Férias e de Ateliers de Tempos Livres na Associação para a Promoção Cultural da Criança e tem o curso de Socorrismo Pediátrico da Cruz Vermelha Portuguesa. É professora de Actividades de Enriquecimento Curricular do Ensino Básico nas áreas das expressões artísticas e da prevenção, incluindo uma vertente desportiva, e colabora na dinamização de programas de animação e pedagógicos para crianças dos 3 aos 14 anos, nas áreas da ciência divertida, artes e culinária e festas.

 

Sérgio Godinho é Arquitecto e Guia da Natureza licenciado pela Universidade dos Açores com conhecimentos nas áreas da botânica, geologia, orientação, escalada e montanhismo. Fez uma formação como guia do Jardim Botânico da Ajuda direccionada a visitas com escolas, onde presentemente faz actividades com crianças dos 4 aos 12. Teve formação como socorrista promovido pelos bombeiros de Angra do Heroísmo. Desenvolve actividades de pedestrianismo, escalada e orientação com escolas do Concelho.