Verão Ar Livre no Parque

Crianças dos 7 aos 12 anos
2016-06-14 - 2016-07-29



Verão Ar Livre para os mais novos!

Uma vez mais o teu Clube oferece um programa de Verão para aproveitares as tuas férias na natureza. Durante 7 semanas os pequenos poderão experimentar as mais diversas atividades num espaço único – o Parque Florestal de Monsanto, o pulmão verde da capital.

A sede do CAAL, inserida em pleno montado, permite o fácil acesso a diversos equipamentos para um Verão em grande, como o Parque da Pedra, a Mata de São Domingos de Benfica e o Campo de jogos do Calhau, que complementam um parque florestal único onde são possíveis caminhadas temáticas, jogos de orientação e interpretação de fauna e flora, escalada e brincadeiras várias.

Experimenta algo distinto, com ateliers práticos, actividades e jogos que vão desenvolver o teu gosto pela natureza!

 

Programa

As áreas que nos propomos trabalhar neste programa resultam dos interesses e das experiências específicas dos orientadores e estão desenhadas de modo a se relacionarem, influenciando-se mutuamente. A descoberta da natureza vai fazer-se através de caminhadas temáticas, jogos de orientação, escalada, desafios sensoriais e ateliers de interpretação de fauna e flora e também expressão plástica, promovendo assim um contágio saudável entre disciplinas e experiências complementares. Vão ser propostos jogos de cooperação e dinâmicas de grupo para motivar e facilitar o relacionamento entre as crianças ao longo do projecto.

 

É possível frequentar o nosso programa mais do que uma semana pois as atividades foram pensadas com algumas variações de semana para semana.

O dia inicia-se no CAAL com a receção das crianças e o desenvolvimento de dinâmicas de grupo para facilitar o relacionamento entre as crianças e para apresentar a aventura do dia. Com a duração de 1 hora este período visa também absorver eventuais atrasos.

2ª, 4ª e 6ª são dias de maior atividade física onde nos lançamos à descoberta de um percurso temático por Monsanto (+- 1 hora), com características especificas e diferentes a cada dia, intercalado por jogos de interpretação do espaço, fauna e flora. 3ª e 5ª são dias mais tranquilos para reposição de energias com actividades construtivas mais perto da sede do clube que despertam a criatividade das crianças.

À hora da refeição está previsto um piquenique num local diferente com tempo suficiente para descansar e brincar livremente.

Ao fim do dia regressamos ao CAAL e temos diariamente um período de partilha e reflexão sobre o dia e as experiências vividas, as crianças podem então optar por desenvolver um atelier de expressão plástica ou outras atividades que proponham.

 

Observações:

As crianças devem trazer vestuário e calçado adequados a este tipo de actividades, para que se possam mover livremente e eventualmente sujar. Devem trazer o seu próprio almoço (apropriado para Picnic) numa mochila confortável e uma garrafa para se abastecerem pelo caminho nos pontos de água. É necessário trazer chapéu, agasalho e protetor solar.

Os monitores levarão sempre consigo caixa de primeiros socorros e telemóvel.

Datas: Semanas de 14 a 17 Junho; 20 a 24 Junho; 27 Junho a 1 Julho; 4 a 8 Julho; 11 a 15 Julho; 18 a 22 Julho; 25 a 29 Julho

Horário: 9h30 às 17h30 – Realiza-se com um mínimo de 6* crianças e máximo de 14.

Valor: 85 euros/semana (70 euros semana de 4 dias)

20% desconto para o 2º irmão

20% desconto na 2ª semana

 

Não inclui alimentação. Inclui seguro de danos próprios e material desportivo e didático.

*O CAAL reserva-se o direito de não realizar a atividade caso não se atinja o nº mínimo de inscrições.

 

Equipa Pedagógica:
Salomé Galamba é Arquitecta e Mestre em "A Criança e as Artes" pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, com especial interesse pelas áreas da expressão plástica e da relação das crianças com a natureza. Frequentou o workshop "Sharing Nature" promovido pela Associação Movimento Bloom, fez formação de Animadores de Campos de Férias e de Ateliers de Tempos Livres na Associação para a Promoção Cultural da Criança e tem o curso de Socorrismo Pediátrico da Cruz Vermelha Portuguesa. É professora de Actividades de Enriquecimento Curricular do Ensino Básico nas áreas das expressões artísticas e colabora na dinamização de programas de animação e pedagógicos para crianças dos 3 aos 14 anos, nas áreas da ciência divertida, artes e culinária e festas.

 

Sérgio Godinho é Arquitecto e Guia da Natureza licenciado pela Universidade dos Açores com conhecimentos nas áreas da botânica, geologia, orientação, escalada e montanhismo. Fez uma formação como guia do Jardim Botânico da Ajuda direcionada a visitas com escolas, onde presentemente faz actividades com crianças dos 4 aos 12. Teve formação como socorrista promovido pelos bombeiros de Angra do Heroísmo. Desenvolve actividades de pedestrianismo, escalada e orientação com escolas do Concelho.

 Maria José Cobo 38 anos de idade, de nacionalidade espanhola,  reside  em Portugal desde o ano 2000. Licenciada em ciências sociais da educação,  é  técnica de marketing e comércio  no  Instituto Cervantes  em Lisboa,  tendo  encontrado  a sua verdadeira vocação  a  trabalhar com  crianças. Ama a natureza  e  o  desporto  e  sempre  que  tem oportunidade  aproveita  para  partilhar  momentos  de formação e divertimento com os mais pequenos.

 

Email para Inscrição: veraoarlivre@gmail.com

Contactos:

CAAL – Clube de Actividades de Ar Livre
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DE AMBIENTE

 

Centro Associativo do Calhau – Sítio do Calhau
Parque Florestal de Monsanto
1500-045 Lisboa

Tel.: 21 778 83 72

email: caal@mail.telepac.pt