Sintra e os seus encantos

Recantos de Sintra - Santa Eufémia, Santa Maria e São Pedro
2017-03-11 (Sábado)


Já há fotos... 

 

 

 

 




Companheiros… mais uma manhã de Sintra.

Estão desde já convidados para uma caminhada que decerto irá proporcionar momentos agradáveis de (re)descoberta de alguns dos recantos de Sintra: nomeadamente as Igrejas de Santa Eufémia, de Santa Maria e de São Pedro.

Será um percurso circular com cerca de 6km de extensão, com início e final em S. Pedro de Penaferrim (S. Pedro de Sintra).

O ponto de encontro é o largo onde se realiza a feira de S. Pedro. Daí partiremos em direção a Santa Eufémia que é um dos mais antigos locais de povoamento humano da Serra de Sintra. A Igreja de Santa Eufémia eleva-se a 463 metros e, em dias limpos, é privilegiada com uma vista deslumbrante sobre a maior parte do concelho de Sintra. O esforço da subida, algo exigente, é totalmente compensado pela magnífica paisagem que o miradouro de Santa Eufémia nos oferece.

Depois de retemperar forças, vamos embrenhar-nos na zona verde da tapada, adjacente ao Palácio da Pena e Castelo dos Mouros. Neste percurso, teremos oportunidade de visitar a Casa do Guarda, antiga torre de vigilância que faz parte da muralha secundária do Castelo e que hoje em dia está devidamente restaurada e transformada numa pequena cafetaria para ‘turista’ ver e apreciar.

Percorreremos um troço da muralha e, de seguida, desceremos pela Rampa do Castelo até à Igreja de Santa Maria. Depois rumaremos até S. Pedro, não sem antes passarmos pelo miradouro da Condessa de Seisal, local muito aprazível com vistas para a serra.

O ‘passeio’ termina com a visita à Igreja de S. Pedro.

Início da atividade previsto para as 09h30, com inscrições no local (6,00€).

Para não prejudicar o horário estabelecido, será conveniente chegar com alguma antecedência e efetuar a respetiva inscrição.

Recomenda-se o uso de vestuário e calçado apropriados a caminhadas,  e às condições climatéricas previstas. Trazer água e também algo para comer (fruta, bolachas etc…).