Uma Tarde no Museu

Será mesmo?
2017-12-16 (Sábado)




No seguimento do projeto ‘Uma Tarde no Museu’ vamos visitar, quase no encerramento das nossas atividades do ano, um local que não é museu mas que faz parte do panorama artístico de Lisboa. Então porquê manter o nome? Porque o significado cultural do local que vamos visitar se pode inserir nessa classificação.

Vamos visitar a nossa única Casa da Ópera, ou seja, o Teatro Nacional de S. Carlos.

Instalado num belo edifício do séc. XVIII, construído propositadamente para substituir o Teatro Ópera do Tejo que tinha sido destruído pelo Terramoto de 1755, está localizado no centro histórico de Lisboa, na zona do Chiado, no mesmo largo onde nasceu uma das mais importantes figuras da poesia portuguesa, Fernando Pessoa.

Até à queda da monarquia era conhecido por Teatro Italiano porque ali só cantavam companhias italianas. Mesmo os autores portugueses tinham de escrever os libretos em italiano.

Vamos descobrir este Teatro através de uma visita guiada, de cerca de uma hora, a que poderá acrescer, eventualmente, a oportunidade de assistirmos a parte do ensaio de uma ópera de Ravel.

Anexo ao Teatro Nacional de S. Carlos, e parte integrante do edifício, encontra-se o Café Lisboa, propriedade do conceituado Chef José Avillez, que serve uns pastéis de natas especiais que, quem quiser, poderá experimentar no fim da visita.

E como o Natal está à porta, e estamos num local privilegiado para compras, após as tradicionais despedidas e votos de Feliz Natal sempre podemos ir …..às compras.

A inscrição (3,00€) deve ser feita no Clube, uma vez que o número de pessoas é limitado.

Ponto de encontro: Às 13h45 à porta do Teatro Nacional de S. Carlos.