Lisboa - Rota da Biodiversidade

O homem e a natureza em Lisboa
2018-04-07 (Sábado)

 


Mas que bela caminhada, de Belém a Monsanto!

O álbum da Teresa Santos em https://photos.google.com/share/AF1QipOhG4B4Zf0xlM4ax9lu8QUdQAHx4sYhYSZvCqhumH4WjKnjvLnbCuM7BjGWG2wNuA?key=SGZ0U2ZSYUp0cVJjSndVZzVMZm5KeHR1cHJtbmtR 

 

 

 

 

 

 




Esta atividade é baseada, quase integralmente, no único percurso de Pequena Rota (PR) de Lisboa, inaugurado em 2 de dezembro de 2010.

Rota da Biodiversidade pretende fazer a interligação de vários sítios, na procura dos valores biológicos presentes na cidade de Lisboa, liga o Rio Tejo ao Parque Florestal de Monsanto (PFM), dois importantes habitats, determinantes no perfil de biodiversidade de Lisboa.

A riqueza e o valor da Natureza nas cidades resulta não só da existência de diversificados mosaicos de biótopos, que albergam uma mistura de espécies autóctones e introduzidas, como também das funções ambientais relevantes que a biodiversidade urbana pode fornecer, relacionadas nomeadamente com a redução da poluição do ar, do ruído, do tráfego, do efeito de ‘ilha de calor’ característico dos aglomerados urbanos, e dos escorrimentos superficiais.

O nosso percurso vai começar à porta da igreja do Mosteiro dos Jerónimos e tem por objetivo contribuir para o reconhecimento da riqueza da biodiversidade da cidade. Seguimos depois em direção à Estação Fluvial de Belém e percorremos a frente ribeirinha no sentido da Doca de Santo Amaro. Subimos à Capela do Alto de Santo Amaro, atravessamos o Jardim Avelar Brotero e visitamos o geomonumento do Rio-Seco.

Entramos depois no ‘Monte Sagrado’, que é hoje a Serra de Monsanto e onde se encontra o Parque Florestal do mesmo nome, contornamos a Tapada da Ajuda e o Parque Recreativo do Alvito, passamos pela Alameda Keil do Amaral, subimos ao Moinho do Penedo e descemos ao Resteloatravessando o Jardim de Montes Claros.

Depois seguimos através do Bairro do Caramão da Ajuda, com passagem junto ao Palácio Nacional da Ajuda e ao Jardim Botânico da Ajuda. Passamos pela Igreja da Memória e vamos ver a bela panorâmica da Capela de S. Jerónimo, descobrir o Restelo e alguns dos seus recantos, antes de regressarmos ao local de início da atividade.  

Esta Rota alia a vegetação típica dos ecossistemas mediterrânicos e atlânticos à flora cultural das quintas privadas, olivais, hortas e pomares urbanos, bem como a fauna ribeirinha à florestal, numa rede de descobertas.

Inscrição no local: 6,00€ (inclui seguro). Quem tiver seguro da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) paga 5,00€. 

Hora e local de encontro: Às 09h15 à porta da igreja do Mosteiro dos Jerónimos. 

Características do percurso: Circular com cerca de 14km de extensão, sem dificuldades de maior,quase sempre por ruas de Lisboa excepto na parte que é feita no Parque Florestal de Monsanto. Prevê-se que a atividade termine pelas 16h00. 

Recomendações: Levar farnel e água.

O preço inclui o seguro da atividade.