Caminhos do Oriente - em busca da nascente do Alviela

4ª etapa: Alverca - Vila Franca de Xira
2020-03-14 (Sábado)

Actividade adiada.

Nova data será indicada logo que possível 

 

 






A partida é na estação de combóios de Alverca.

 

Atravessando a cidade de Alverca, com pelourinho e antiga Casa da Câmara, regressamos ao nosso principal fio condutor, o canal do Alviela, que seguiremos até ao Sobralinho e ao seu palácio e quinta, com interessantes painéis de azulejos com motivos orientais.

Saídos do Sobralinho avançamos com determinação até à 1.ª linha de Torres e ao Hércules, com maça e pele de leão. Este monumento aos Defensores das Linhas de Torres fica situado à cota 90, dele se avistando Alhandra e Vila Franca de Xira.

 Já em Alhandra, na colina da igreja, visitamos o miradouro sobre a vila, a lezíria e os mouchões do Tejo e mergulhamos no importante culto ao dr. Sousa Martins, notável médico alhandrense.

 Da histórica vila de Alhandra - terra do Gineto dos ‘Esteiros’ de Soeiro Pereira Gomes -seguimos para norte ao longo das margens do Tejo, paralelamente à linha do norte, N10, A1 e canal do Alviela, de que nos despediremos já em plena Vila Franca de Xira.

Em Vila Franca de Xira, cidade com importante vida cultural, passaremos por interessantes monumentos à tauromaquia e visitaremos as exposições das Cheias de 1967 e do Neorrealismo, acabando na estação de caminhos de ferro - ela própria um monumento -, ao lado do parque municipal ribeirinho.

Características do percurso: Percurso semiurbano com um total de 16km e desníveis acumulados de 270m, com algumas possibilidades de neutralização, nomeadamente aos 9km, em Alhandra (CP) e aos 14km, à entrada de Vila Franca de Xira (CP).

Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza de alguns trilhos. A meio do percurso haverá tempo livre para almoço. Trazer farnel e água é recomendado, pois há poucas possibilidades de abastecimento fora dos núcleos urbanos.

Cartografia: Folhas 309 e 404 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Ponto de encontro: Estação de Alverca, ao fundo das escadas do lado da cidade, às 10h00.

Atividade de inscrição no local (6,00€ inclui seguro; 5,00€ para quem possua seguro da FPME).