CAMINITO DEL REY

Um dos mais belos trilhos da Europa
2020-10-02 - 2020-10-05 (Sexta-feira - Segunda-feira)


Actividade ADIADA!

Tendo em consideração o acentuado agravamento recente da situação sanitária, quer em Portugal quer na Andaluzia, e a forte probabilidade do mesmo se intensificar nas próximas semanas, é com muita pena que a Direção do Clube, em consonância com os respectivos organizadores, decidiu ADIAR a actividade do 'Caminito del Rey'.

 





O Caminito del Rey

é um trilho feito entre os anos de 1903 e 1905 no desfiladeiro de Gaitanes, perto da vila de El Chorro, a norte de Málaga, para dar acesso aos trabalhadores que estavam a construir a Barragem de El Chorro e, posteriormente, para aqueles encarregues de proceder à sua manutenção.

O seu nome deve-se ao facto de, em 1921, o rei Afonso XIII o ter percorrido, para poder ir inaugurar outras duas barragens construídas na região.

Este trilho tem um total de 8km dos quais 3km são em passadiço, através do desfiladeiro.

O Caminito del Rey começa por um troço em terra batida com cerca de 1,5km dentro de um bosque localizado junto à albufeira de Gaitanejo.

Entramos depois numa zona de passadiços em madeira e ferro que percorre o canhão fluvial do rio Gaitanes, ou desfiladeiro de Gaitanes, onde teremos oportunidade de apreciar vistas absolutamente espetaculares e tirar fotos fantásticas.

Segue-se mais um percurso em terra batida com uma bela paisagem que faz lembrar a dos Pirenéus.

E, de novo, surgem os passadiços para percorrer um troço que muitos consideram ser, de todos, o mais espetacular.

Aqui o novo passadiço foi construído sobre o caminho antigo, feito de cimento, podendo-se ver o mau estado a que chegou o trilho original. Ao mesmo tempo aproveitaremos para apreciar a paisagem absolutamente deslumbrante que nos rodeia.  

O percurso que iremos fazer abriu oficialmente ao público em março de 2015 pois o anterior, por razões de segurança, foi encerrado pelo governo local.

No entanto os mais aventureiros sempre encontraram meios de continuar a fazer o Caminito del Rey. Os grupos de dinamização de Montanha e de Escalada do CAAL fizeram, várias vezes, este caminho antigo.

Depois de terminarmos os passadiços restam-nos apenas mais 2km num trilho de terra batida até chegarmos ao local onde nos espera o nosso autocarro.

https://mundoindefinido.com/caminito-del-rey/

No entanto não é este o único ponto de interesse desta atividade, mas apenas um deles.

O PROGRAMA completo é o seguinte:

- SEXTA (2 de outubro)

Saída de Lisboa pelas 18h00 em direção a Ronda.

Alojamento no Hotel Hermanos Macias, em quartos triplos e quádruplos, no regime de alojamento e pequeno-almoço.

- SÁBADO (3 de outubro)

Dia livre em Ronda até às 17h30.

Ronda é uma cidade da província espanhola de Málaga, no topo de um desfiladeiro profundo. Este desfiladeiro (El Tajo), com 100 metros de profundidade, separa a cidade nova, fundada por volta do século XV, da cidade velha, que data da ocupação moura. Puente Nuevo é uma ponte em pedra que atravessa o desfiladeiro e tem um miradouro para desfrutar das vistas panorâmicas.

Para além da ponte, deve-se aproveitar também para passear pela ruas da cidade velha, visitar a Casa do Rei Mouro, construída pelos mouros no séc. XIV, que nela instalaram um engenhoso sistema de bombeamento da água do rio Guadalevin, e passear pelos seus magníficos jardins; ver os banhos árabes, construídos nos finais do séc. XIII; a Puerta de Almcabar e as muralhas árabes, ou, porque não, o Museu do Bandido, sobre os bandidos mais famosos da região.

https://www.voyagetips.com/pt/o-que-fazer-em-ronda/

Pelas 17h30 partiremos para Campillos, onde pernoitaremos no Hostal San Francisco, em quartos duplos e triplos com casa de banho privativa, no regime de só dormida sem pequeno- almoço. Almoço e jantar livres. 

- DOMINGO (4 de outubro)

Caminito del Rey e Torcal de Antequera

Saída em hora a designar em direção a Ardales para fazermos o Caminito del Rey, com guia local que nos explicará todas as características do percurso, a sua história, flora, fauna e envolvente paisagística.

Depois de fazermos este ‘caminito’ iremos de autocarro até outra maravilha andaluza - o Torcal de Antequera.

Esta reserva natural, classificada como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, é conhecida pelas suas formas de relevo incomuns e considerada uma das mais impressionantes paisagens cársicas da Europa.

O calcário da idade jurássica tem cerca de 150 milhões de anos e, como resultado da erosão sofrida, formaram-se formas surpreendentes, muitas das quais se assemelham a objetos do quotidiano como a Esfinge, o Jarro, o Camelo, o Parafuso, etc.

A sua flora e fauna são muito diversificadas, podendo ver-se, entre outros, uma grande variedade de flores silvestres, trinta variedades de orquídeas, muitas espécies de répteis, o abutre-grifo e cabras de montanha.

Nesta maravilha da natureza faremos uma pequena caminhada que nos vai proporcionar a oportunidade de admirar as formas estranhas e surpreendentes deste local.

https://viagensasolta.com/torcal-de-antequera-as-rochas-que-nasceram-no-mar/

Depois regressamos a Campillos.

Alojamento, outra vez, no Hostal San Francisco, no regime de só dormida. Pequeno-almoço, almoço e jantar livres. 

- SEGUNDA (5 de outubro)

Regresso a Lisboa com paragem em Mérida.

Saímos de Campillos em direção a Mérida, onde faremos uma paragem alargada para almoço e alguma visita livre.

Esta cidade, capital da Estremadura, foi fundada pelos romanos em 25 a.C. com o nome de Emerita Augusta.

No seu conjunto arqueológico, classificado de Património da Humanidade, está incluído o Teatro e Anfiteatro romanos; o Circo romano, pontes, aquedutos e arcos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9rida_(Espanha)

Pequeno-almoço e almoço livres.

Finda esta visita regressamos a Lisboa com chegada prevista pelas 20h00.

Recomendações para o Caminito del Rey:

- Não se pode levar bastões

- É proibido fazer picnics durante o percurso, mas pode levar-se fruta, barras energéticas ou uma sandes que se possa comer em andamento

- É obrigatório levar botas de montanha

- Crianças até aos 8 anos não podem fazer o percurso

 Muito importante: Até ao dia 7 de setembro terão de estar confirmadas todas as participações na atividade, pois a partir dessa data o Clube terá de desistir das eventuais reservas excedentárias.  

Partida: Sexta, dia 2 de outubro, às 18h00 de Entrecampos.

Chegada a Lisboa prevista para as 20h00 de segunda-feira.

A nossa viagem será feita de autocarro onde, dada a atual pandemia, serão cumpridas todas as normas e requisitos de segurança da Direção Geral de Saúde. Por essa razão o número de passageiros, e consequentemente o número de participantes na atividade, é limitado.

Preço: 246,00€

O pagamento poderá ser efetuado em 3 prestações mensais (nos meses de julho, agosto e setembro) no valor de 82,00€ cada. A primeira prestação, no ato da inscrição, e as outras 2 em agosto e setembro.

O preço inclui o transporte em autocarro, o alojamento nos termos referidos, a entrada e o guia no Caminito del Rey, o seguro e a informação.