Da Ulgueira a Sintra

Por velhos caminhos, bosques, quintas e aldeias saloias
2020-10-31 (Sábado)
Actividade adiada.
Proibido circular entre concelhos de 30 de Outubro a 3 de Novembro 








Percurso de descoberta de toda a aba norte da Serra de Sintra, desde a Ulgueira até à estação de comboios de Sintra, por velhos caminhos, calçadas, bosques, quintas e aldeias saloias.
9h00 - Partida em autocarro da carreira 403 da Scotturb da estação de Sintra.
9h30 - Chegada à Ulgueira onde poderemos ver, por fora, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, classificada como MIP - Monumento de Interesse Público, com um bonito portal renascentista.
9h45 - Início da caminhada com passagem pelo Pé da Serra, Quinta do Alto, Penedo, com possibilidade de paragem para café, Convento de Santa Ana do Carmo, Gigarós, Rio de Milho, Tanque da Marquesa, Lagoas de Monserrate, Quintinha, Quinta da Infanta, Quinta das Bochechas, Ponte Redonda, Quinta da Cabeça, Sintra.
18h00 - Chegada à estação de Sintra.
Características do percurso: Basicamente por caminhos rurais e florestais e alguns troços asfaltados ou calcetados ao atravessar povoações, sem dificuldades ou grandes declives, com cerca de 17km. Desníveis acumulados de cerca de 450m. Para quem estiver mais cansado, há possibilidade de apanhar um autocarro ou um tuc-tuc diante do portão do Parque de Monserrate.
Recomendações: Trazer bom calçado de marcha, devido à extensão do percurso, e agasalho para o caso de estar vento ou a chover. Trazer farnel para piquenique, a meio do percurso, e bastante água. As fontes ao longo do percurso não têm a qualidade da água controlada. Consultar os horários dos suburbanos de Lisboa da CP e adquirir e carregar os cartões com antecedência (ao domingo e às 7h30 - 8h00, as bilheteiras poderão não estar abertas).
Cartografia: Folhas 415 e 416 da Carta Militar de Portugal.
Ponto de encontro: Estação de comboio de Sintra, junto à paragem do autocarro 403, às 8h30.
Preço da actividade: 8,50€ (inclui seguro); 7,50€ (se tiver seguro da FPME)
Outras informações: 
Bilhete de ida e volta de comboio Lisboa - Sintra - Lisboa (metade do preço para quem tiver mais de 65 anos)
Bilhete de autocarro Sintra - Ulgueira (quem tiver o passe da Área Metropolitana de Lisboa não paga o comboio nem o autocarro)
Horário do comboio Lisboa - Sintra - Lisboa
Lisboa Rossio...........8h01
Campolide...............8h04
Lisboa Oriente.........................7h38.....8h08
Roma-Areeiro..........................7h45.....8h15
Entrecampos...........................7h47.....8h17
Sete Rios................................7h50.....8h20
Benfica.....................8h09......7h54.....8h24
Amadora..................8h16.......8h00.....8h30
Cacém......................8h27.......8h11.....8h41
Sintra.......................8h41.......8h25.....8h55
Quem quiser trazer automóvel poderá deixá-lo estacionado no parqueamento gratuito em frente à estação da Portela de Sintra, à direita, logo a seguir à rotunda do Tribunal. O autocarro 403, para Cascais, via Cabo da Roca, pára às 9h02 do lado norte da estação da Portela, diante do parque de estacionamento. 
Atenção que, com o covid 19, os autocarros poderão reduzir o número de passageiros e chegarem cheios à Estação da Portela. 
A Estação da Portela dista cerca de 1km da de Sintra.
Em Sintra, em toda a vila e junto da estação, o estacionamento é pago e há poucos lugares disponíveis.
Quem vier no comboio que chega a Sintra às 8h55 arrisca-se a perder o autocarro.
Quem perder o autocarro das 9h00, só tem outro às 10h40 com possibilidade de se juntar ao grupo no Penedo, a partir da paragem do Casal de Santa Maria, a seguir a Almoçageme.