Serra de Carnaxide

Um miradouro a 360º com o Tejo aos pés
2021-11-06 (Sábado)

Serra de Carnaxide  Serra de Carnaxide  Serra de Carnaxide  

Excepcional manhã!  Já há fotos.

Vejam as da Jonas Martins AQUI 

 








Textos sobre a Actividade! Serra de Carnaxide 

Pequeno  Pulmão e Farol da Mama


Vamos descobrir e explorar um dos pontos altos da área metropolitana de Lisboa e observar as longas vistas sobre a Serra de Monsanto, o Tejo, o Cristo Rei e os bairros periféricos.

A serra de Carnaxide é um espaço natural dominado por uma colina com uma elevação máxima de 215 metros. Consiste num conjunto de pequenas colinas pertencentes ao Complexo Vulcânico de Lisboa, desenvolvido entre as localidades de Queluz, Alfragide e Carnaxide. 

É um espaço verdejante de grandes dimensões a oferecer belas vistas sobre a serra de Sintra, Arrábida e Monsanto, barra do Tejo, ponte 25 de Abril, Costa da Caparica e Cabo Espichel. Trata-se do ponto mais alto do concelho de Oeiras.


Pertence a três concelhos: Amadora, Oeiras e Sintra.

As localidades mais próximas são Queluz, Borel, Reboleira, Alfragide, Outurela, Portela, Carnaxide, Gandarela, Valejas e Queluz de Baixo.

Vamos passar pelo farol da Mama, marca da Mama ou Mama Sul, um farol português que se localiza na Serra de Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, a cerca de 4km a NE do Farol do Esteiro. O farol consiste num monumento branco com três pés, estando a lanterna instalada numa plataforma a 10 metros de altura. Este farol que, pela sua localização e paisagem desafogada, é muito procurado pelos turistas. É rodeado de jardins e passeios pedonais.

O percurso tem cerca de 8km (fácil) com duração de cerca de 3 horas.

Local de encontro: Às 10h00 no portão da Escola Básica da Quinta Grande, com estacionamento. Ver o link a seguir https://maps.app.goo.gl/AXSgamsY639ZFnTF6.

Meios de transporte a pararem no local:

- Carro 185 da Vimeca com saída do Marquês de Pombal, passa nas Amoreiras e vai para o Hospital Amadora Sintra;
- Carro 799 da Carris a sair do Colégio Militar e termina em Alfragide;
- Carro 162 da Carris a circular entre Algés e a estação metropolitana da Falagueira, Amadora.

Recomendações:

Levar água e picnic para a manhã. No entanto, na zona há bons sítios para petiscar ou almoçar, a indicar no momento a quem interessar. Calçado apropriado para caminhada. Bastão facultativo.

 

Inscrições (7,50€; 6,50€ para quem tiver seguro) no local da actividade.