Óbidos e Eburobrittium

2004-10-23 (Sábado)

2004-10-29: O texto de apoio, o folheto da rota da cegonha e mais algumas sugestões a propósito de:

 


Circuito da Cegonha

23 de Outubro - Sábado - 1 bota.

O CAAL vai voltar a Óbidos e, desta vez, vamos ouvir falar sobre a história desta simpática vila, desde a sua ‘origem’ romana, passando pelo período em que fez parte do legado das Rainhas de Portugal, até aos nossos dias, em que se tornou, por mérito próprio, numa importante referência turística.

O percurso terá início no parque de estacionamento exterior, a Sul, junto ao Posto de Turismo. Seguiremos a Rota da Cegonha, percurso sinalizado pela Câmara Municipal, que, após atravessar a vila, nos conduzirá, por entre campos cultivados, até às ruínas da importante Cidade Romana de Eburobrittium, que visitaremos.

A existência desta cidade encontrava-se documentada, não sendo contudo conhecida a sua localização. As ruínas só recentemente foram descobertas, após mais de 100 anos de procura.

No caminho iremos encontrar uma antiga nascente termal, indício de que aqui, provavelmente e já desde o tempo dos romanos, terá começado a utilização desta forma de terapia na região, cujo desenvolvimento se deve à Rainha D. Leonor, a cujo património pertencia Óbidos.

De tarde, após a merenda num aprazível recanto junto ao rio Arnóia, vamos visitar a vila e o castelo, e ouvir então a sua história, deslumbrando-nos com os seus monumentos, os aspectos culturais e com as tradições dos seus habitantes.

A prova da ginja é assim obrigatória, mas será ao gosto de cada um, no tempo livre dado no final da actividade.

As duas visitas mencionadas são organizadas pela Empresa Municipal Óbidos Patrimonium, que, para o efeito, disponibiliza guias habilitados.

Características do percurso:

Percurso sem grandes desníveis, por caminhos urbanos e rurais, de cerca de 6 km. Levar água e merenda, não esquecendo o chapéu para o sol e/ou para a chuva, consoante a previsão meteorológica.

Cartografia: Folha 338 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 7h30 de Algés e às 8h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h30, no parque de estacionamento exterior às muralhas, a Sul de Óbidos, junto ao Posto de Turismo, local onde as viaturas ficarão estacionadas.
Este parque situa-se próximo da Porta da Vila.

Os preços incluem as visitas guiadas às ruínas da cidade romana, de manhã, e à vila de Óbidos, de tarde.


Consulte Também