SERRA DA ESTRELA 2001

2001-03-10 (Sábado)

De novo, com um cheirinho desportivo!

Sábado, dia 10: marcha de montanha com início na zona do Covão da Ponte e passando pelos Casais de Folgozinho e Corredor de Mouros (1301m), no maciço separador das bacias do Mondego e Zêzere. Paisagens deslumbrantes com grandes horizontes abertos.

Domingo, 11: Acompanharemos, na classe de turistas, a tradicional prova de montanha Manteigas Penhas Douradas, que já vai na XIX edição. Como continuamos fortes, prosseguiremos a nossa caminhada em direcção ao maciço central, visitando a Nave da Mestra, o Cume (1858m), passando pelos Charcos e terminando em Vale Rossim. É a Serra mais genuína, o contacto com os vestígios glaciares

As condições climatéricas ditarão a sua lei, podendo ser necessário proceder a alterações ao programa.

Características do percurso: Marchas de montanha, sem grandes dificuldades técnicas. No 1º dia abastecimento só no parque de campismo do Pião ou em pequenas paragens na Covilhã e Manteigas. Não é possível neutralização. No 2º dia, possibilidade de abastecimento em Manteigas. Possibilidade do transporte no autocarro das mochilas entre Manteigas e as Penhas Douradas, onde também é possível neutralizar.

Cartografia: desdobrável (1/50000) do PNSE.

Partida: 6ªfeira, dia 9, Algés às 20h30 e Campo Pequeno às 21h00.

Participação em viatura própria: é possível a utilização de viatura própria, mas sempre com inscrição prévia no Clube. Local de encontro no Sábado: às 10h00, à porta das instalações do PNSE, em Manteigas. No Domingo, não voltaremos a Manteigas no fim da actividade. . Todavia, é assegurado, pela organização, o transporte de regresso das Penhas Douradas a Manteigas no fim da prova. A nossa actividade de Domingo, depois da "prova", é praticamente circular.

Alojamento: Parque de Campismo do Pião (Covilhã). Alojamento alternativo, não incluído no preço e com marcações a realizar pelos próprios, só na Covilhã.

Observações: Vai haver possibilidade de fazer actividades invernais. Os sócios interessados deverão manifestar o seu interesse, no acto da inscrição. Recomenda-se a utilização de roupa e calçado apropriado.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Serra da Estrela