VALES FLANDRES /TORNADA E CAMPOS DA ROLIÇA

1997-06-21 (Sábado)

O clube vai repetir uma actividade que no ano passado decorreu sempre debaixo de chuva. Esperemos que este ano possamos ter condições atmosféricas propícias a podermos contemplar a paisagem
O percurso não tem dificuldades especiais: é pouco acidentado não apresentando desníveis significativos e o piso é bom e regular. Durante o trajecto só há possibilidade de abastecimento a meio do percurso.
Com uma extensão de cerca de 15 km, a actividade terá o seu início junto a Vale Flandres, um vale muito estreito, por onde corre um pequeno ribeiro, limitado por dois imponentes blocos de calcário.
Subiremos a vertente situada a poente do vale. Nesta encosta há uma série de entradas para grutas. O nosso objectivo não é explorar as grutas, mas quem quiser, desde que vá prevenido com frontal ou pilha e calçado próprio para piso húmido, pode dar uma espreitadela, antes de começarmos a andar.
A actividade desenrolar-se-á num maciço calcário numa paisagem que, por vezes, surpreende e embora perto de Lisboa a maior parte das pessoas desconhece. Para muitos será uma surpresa bastante agradável.
Para quem se deslocar de automóvel, a concentração será no Reguengo Grande, às 9h. 45m., no largo da povoação, junto à ponte e à sede do clube desportivo. O Reguengo Grande fica situado na estrada nacional 247-1, entre a Lourinhã e o Bombarral.
Cartas militares, com a escala de 1/25000, números: 337, 338 e 350.

Local: Reguengo Grande