ARGANIL E FRAGA DA PENA

1998-10-31 (Sábado)

Sábado 31 de Outubro e Domingo 1 de Novembro 1998

Actividade de 2 dias, centrada na vila de Arganil e tendo por cenário as belas paisagens que a rodeiam.

1º dia (Sábado): Iniciamos o passeio pedestre com uma breve visita à povoação de Pombeiro da Beira, após o que seguiremos em direcção a Aldeia Nova, onde visitaremos a capela.

O percurso continuará em direcção à albufeira da Barragem das Fronhas, ao longo do qual desfrutaremos de bonitas vistas.

A caminhada terminará em Sarzedo, em cujo parque de campismo pernoitaremos.

Características do percurso: Percurso com cerca de 13 Km, sem grandes desníveis ou dificuldades a vencer.

2º dia (Domingo): O percurso tem início a cerca de um quilómetro de Arganil, com a subida à Sr.ª do Monte Alto, de onde se nos deparam deslumbrantes vistas da Serra do Açor. Seguiremos para Folques, por cujo convento passaremos, continuando depois até Benfeita por um caminho ao longo de cumeadas.

Terminamos o passeio na Fraga da Pena, ex-libris da região, que nos encantará pela espectacularidade das suas cascatas e outras belezas naturais.

Características do percurso: Percurso com cerca de 18 km, mato rasteiro e algumas subidas acentuadas. Há hipótese de neutralização, em Folques e de abastecimento de água de fonte, após o almoço.

Cartografia: Folhas 231, 232 e 233 (1/25.000) do IGE.

Alojamento: No Parque de Campismo de Sarzedo (3 km a Norte de Arganil), que dispõe de restaurante, mini-mercado e "bungalows" (reserva pelo tel. 035-205706).

Partidas: No dia 31 (Sábado), às 7h00 de Algés e às 7h30 do C. Pequeno.

Participação em viatura própria: Não se aconselha a deslocação em viatura própria. Quem optar por esta modalidade, terá de assegurar os respectivos transportes locais por meios próprios, sendo obrigatória a inscrição prévia no Clube, como é habitual (concentração em Pombeiro da Beira, às 10h30, junto à Capela da Rainha Santa).

Observações: Imprescindível o uso de botas de montanha (particularmente no 2º dia) e aconselháveis os bastões. Levar água.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Pombeiro da Beira