PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

1996-05-25 (Sábado)

25 e 26 de Maio
Por outros trilhos da Estrela...

Maio, mês das flores...
Depois do degelo deste último Inverno, assaz rigoroso, eis que a serra ressurge coberta pelo seu manto polícromo de flores e cervunais reverdejantes, tão peculiares nesta zona e que lhe emprestam uma beleza única.
Vamos deliciar-nos durante estes dois dias não só com o colorido e os aromas da sua tão rica e variada flora, como também com o espraiar da vista pelos horizontes sem fim que se vislumbram das suas altas vertentes que teremos ocasião de calcorrear.

Sábado - 25 de Maio
Loriga - Torre - Alvoco da Serra
Actividade a iniciar na vila de Loriga, situada a 770m de altitude, de forte influência romana, donde lhe advém o nome, cujo significado é cota de malha.
Terra de notável indústria de lanifícios, hoje em franco declínio, como se pode observar pelas fábricas desactivadas e algumas já em ruínas, localiza-se em plena garganta da serra.
Daqui iniciaremos a grande subida em direcção à Torre que fica a 1991m de altitude, com passagem pelo vale glaciar da referida garganta, seus covões e os poços que garantem o abastecimento de água a todo o vale.
Concluída esta íngreme e difícil subida por veredas de pastores, cujo desnível ronda os 1200m, atingiremos o planalto donde continuaremos o percurso com a descida para Alvoco da Serra (690m de altitude).
Este trajecto, com um desnível de cerca de 1300m, proporcionará uma admirável vista sobre a ribeira do Alvoco e todo um panorama para serras a perder de vista, destacando-se as do Açor e da Gardunha.
Chegados a Alvoco teremos oportunidade de apreciar uma interessante aldeia serrana, cuja arquitectura tradicional beirã, ainda bastante bem preservada, descobrirá ao embrenhar-se pelas suas estreitas ruelas.

Domingo - 26 de Maio
Penhas Douradas - Vale do Zêzere
O percurso decorrerá por parte do trilho da rota T1 descrita no manual, À descoberta da Estrela, editado pelo PNSE, até ao Curral do Martins.
Flectiremos, então, para a Nave da Mestra seguindo na direcção Sul para o Piornal, até avistarmos o magnífico e pouco visitado (devido aos acessos quase desconhecidos) Vale Glaciar da Candeeira, onde restam vestígios de uma moreia. Prosseguiremos, então, para o final do percurso: o Vale do Zêzere.
Características dos percursos
Tratando-se de uma marcha de montanha, com certo grau de dificuldade, não é aconselhável a iniciados:
1º dia - 18 a 20 km, a percorrer em veredas de progressão lenta, dado o piso e o desnível acentuado do trajecto. Abastecimento de água só a meio da subida (1ª parte do percurso). Possibilidade de neutralização na Torre.
2º dia - Cerca de 15 km de percurso em piso diverso. Os primeiros 8 km não oferecem dificuldades. Os restantes serão efectuados por caminhos com algum mato, descidas acentuadas e atravessamento de pequenos ribeiros. Não há abastecimento de água no caminho.
Atenção! - É obrigatório o uso de botas e os batons serão preciosos auxiliares. Leve chapéu, óculos de sol, protector solar e ... a imprescindível máquina fotográfica.
Acampamento - Parque de Campismo do Curral do Negro, em Gouveia.
Refeições - Jantar de sábado em regime livre em Gouveia, que dista cerca de 3 km. Existem alguns restaurantes, incluindo o hotel.
Alojamento alternativo - Para os interessados existem pensões e o Hotel em Gouveia
Cartografia - Folhas 212, 213, 223 e 234 da carta Militar de Portugal (1/25000), do Instituto Geográfico do Exército.
Participação em viatura própria - Dadas as características da actividade, não é possível.
Data, hora e local da partida - O Clube organiza autocarro para a actividade com partida no dia 24 (6ª feira): às 21h00 de Algés e às 21h30 do Campo Pequeno.
Atenção! - A actividade é limitada a um autocarro.
Preços - Sócios: 6.250 Esc:, menores de 21 anos: 4.750Esc:.
No preço está incluído o transporte, alojamento no parque de campismo, seguro e inscrição na actividade.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Serra da Estrela
Local: Loriga