ALENQUER E O SEU TERMO IV

2000-11-04 (Sábado)

Por entre vinhedos, com vista para Montejunto


O Clube já realizou quatro passeios no concelho de Alenquer, ligando esta vila à Abrigada, ao longo de mais de 60 km, sempre acompanhados pela imponente Serra de Montejunto.

O primeiro, em 1995, terminou na simbólica igreja de Meca. Os seguintes, terminaram em Cabanas de Torres (1996), Vila Verde dos Francos (1997) e Abrigada (1998).

Este ano, vamos continuar o projecto e descer os contrafortes da Serra de Montejunto, na direcção Norte-Sul, com início em Vila Verde dos Francos (cota: 200 m). Percorreremos o limite Oeste do concelho de Alenquer, decorrendo a parte final do percurso já no concelho de Torres Vedras.

Seguiremos as cumeadas da Serra da Galega (360 m), da Serra Alta (360 m) e da Serra de S. Julião (281 m), com os seus moinhos. Contemplaremos, a Leste, os vinhedos da região de Alenquer, que percorremos nos anos anteriores e, a Oeste, a costa atlântica até Peniche, com a Berlenga no horizonte. São panoramas deslumbrantes, que não esqueceremos tão cedo.

Vamos terminar, em Runa (cota: 50 m), com a visita ao antigo, Lar dos Veteranos Militares, mandado edificar em 1792 pela princesa D. Maria Francisca Benedicta, irmã de D. Maria I, para acolher os mutilados de guerra. Hoje, o Centro de Apoio Social de Runa, do Instituto de Acção Social das Forças Armadas, é uma moderna instalação hoteleira que, não deixando de prestar o apoio social para que foi criada, se encontra aberta aos militares de todos os ramos e às suas famílias.

O edifício, todo de mármore, que contém verdadeiras jóias de pintura e objectos de culto, é constituído por salas de convívio, igreja, pátio interior, jardins, e um museu alusivo à princesa fundadora. Salientam-se as esculturas em mármore de Carrara, as telas de Vieira Lusitano, na igreja e uma riquíssima custódia.

Após a visita decorrerá um pequeno convívio com lanche, como é costume nas marchas CCC (Caminhadas Curtas de Convívio).

Características do percurso: 2 botas. Percurso de cerca de 12 km, por caminhos rurais, fácil, com uma acentuada subida no início (passagem da cota 200 m para 350 m, ao longo da 1ª hora). Haverá possibilidade de neutralização a meio do percurso.

Cartografia: Folhas 362 e 375 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 7:30 e Campo Pequeno 8:00

Participação em viatura própria: Não é possível

Observações: Não se esqueça de levar água e merenda para o almoço. Levar também agasalho, uma vez que nos pontos altos fará vento. Consulte a previsão meteorológica e leve impermeável, caso haja possibilidade de chover. Aconselha-se o uso de botas.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L..

Região: Região de turismo do Oeste
Local: Vila Verde dos Francos