SERRA DA MELRIÇA

1997-11-15 (Sábado)

O CAAL vai realizar uma actividade na zona Centro do País, no concelho de Vila de Rei, a cerca de 200 km de Lisboa.

Esta actividade pretende ligar dois pontos importantes existentes na região : O Cruzeiro da Amêndoa e o marco que simboliza o Centro Geográfico de Portugal sito no vértice Geodésico da Serra da Melriça.

Começaremos na povoação da Amêndoa, junto à torre da antiga igreja matriz (400 m de altitude). Subiremos ao cruzeiro (438 m), donde poderemos, se o tempo ajudar, dar largas às nossas vistas e apreciar toda uma paisagem serrana salpicada pelo branco das aldeias quase desertas e onde predomina o pinheiro bravo.

Daqui, desceremos, por estradão, à cota de 387m, para voltarmos a subir a corta mato até ao castro de S. Miguel sito no vértice Geodésico da Serra da Ladeira (497 m), donde novamente o horizonte se alarga ante os nossos olhos.

Características do percurso:Este percurso tem uma distância de cerca de 13km, atravessando densas manchas de pinheiro bravo, árvore predominante nesta região, bem como terrenos de cultivo, que se encontram abandonados, e aldeias serranas quase desertas. Passaremos por azenhas que há muito deixaram de funcionar e por um lagar.

Não haverá possibilidades de neutralização. No início haverá hipóteses de pequenos abastecimentos, nomeadamente, água, fruta, etc.

Se houver, oportunidade iremos, de autocarro, a uma pequena aldeia serrana chamada Relvas, visitar um museu onde alguém natural da região, recolhe tudo o que possa lembrar os modos de vida passada das gentes das aldeias.

Esta actividade corresponde a um grau de dificuldade equivalente a duas botas. Apenas no início e no final do percurso poderá haver alguma dificuldade, dado que será feito a corta mato e a subir.

Aconselha-se o uso de botas, bem como calças, podendo, eventualmente, se estiver bom tempo, levar-se calções compridos.

Participação em viatura própria:Dada a natureza linear da actividade, aconcelha-se a não se utilizar viatura própria. No entanto os companheiros que o pretenderem fazer terão que assegurar o regresso ao local de partida (distância de ida e volta de cerca de 16 km). O ponto de encontro será às 10 horas junto à igreja matriz da Amêndoa e o final será em Vila de Rei. A inscrição para todos é obrigatória na sede.

Cartografia: Cartas militares do I.G.E., na escala de 1/25 000, nº.s 301 e 312

Horário: O clube organiza autocarro, com partida de Algés às 6,45 h e do Campo Pequeno às 7 h (não haverá qualquer tempo de espera) .


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Amêndoa