ALENQUER E O SEU TERMO

1996-10-06 (Domingo)

3ª Marcha CCC (Caminhadas Curtas de Convívio)
6 de Outubro de 1996 (domingo)

Por entre vinhedos, com passagem por Meca foi o desafio que anunciámos no Calendário de Actividades para o corrente ano.
Será este o tema do nosso passeio, por entre quintas e solares das antigas vinhatarias, no cenário magnífico do vale do rio Alenquer, terminando na simpática aldeia de Meca, célebre pela romaria de Santa Quitéria a 24 de Maio, onde são benzidos os rebanhos de gado, enfeitados de buxo e flores.
Começaremos, pelas 10 horas, a visita acompanhada à vila presépio de Alenquer, onde nasceu Damião de Góis, e onde teremos oportunidade de apreciar além do edifício da Câmara Municipal, a Igreja da Misericórdia, já dentro do que resta das muralhas do castelo. Sairemos pela vila alta e subiremos até ao moinho da Cabreira (marco geodésico), de onde se desfruta uma vista circular desde o vale do Tejo, a nascente, e todo o vale do rio de Alenquer, que iremos percorrer. No horizonte, a norte, está a Serra de Montejunto, que observaremos, mais para a tarde do cimo do monte de Santa Quitéria, sobranceiro a Meca.
Do moinho da Cabreira, passaremos pelo casal de Parrotes e desceremos, por entre vinhas, até à Quinta de Pancas; continuaremos até á quinta de D. Carlos, passando pela de S. Bartolomeu. Atravessamos o rio e subimos para norte em direcção a Meca! Aí os companheiros poderão neutralizar. Os mais afoitos atacarão ainda a subida do monte de Santa Quitéria.
Este tipo de actividade de 1-2 botas - Caminhadas Curtas de Convívio - resultaram da proposta de um grupo de sócios para a realização regular de actividades em zonas próximas de Lisboa. Essa preocupação, aliás, sempre existiu no Clube e permitiu, ao longo dos anos, a obtenção de calendários equilibrados entre actividades de um dia e de fim de semana. As marchas CCC vieram explicitar em 1996 os interesses legítimos de sócios que pretendem realizar actividades de menor esforço.

Local de partida
Autocarro: Algés - 8,00 horas e Campo Pequeno - 8,30 horas.
Viatura própria: Concentração em Alenquer junto ao rio, às 9,30 horas, no Largo Rainha Santa Isabel (em frente do Sporting Clube de Alenquer)
Convívio
Como habitualmente neste tipo de actividade iremos empenhar-nos em conseguir um local apropriado para a realização de um convívio a anunciar, na sede, a partir de meados de Setembro. O custo não deverá ultrapassar os 1.000 Esc, sendo a inscrição e o pagamento independentes dos da actividade. Os companheiros interessados em participar neste convívio deverão indicá-lo no acto de inscrição para a actividade.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Estemadura
Local: Alenquer