XV ANIVERSÁRIO - TERRAS DE AÇAFA E SERRA DE RÓDÃO

2000-09-16 - 2000-09-17 (Sábado - Domingo)

A história , a lenda e o Alto Tejo com os míticos colossos das Portas de Ródão

O CAAL vai comemorar o seu XV Aniversário na deslumbrante área do Alto Tejo, junto aos míticos colossos das Portas do Ródão. Terras de Açafa, pertencente à antiga ordem dos Templários, o rio e a montanha serão o cenário das nossas actividades na periferia do recém-criado Parque Natural do Tejo Internacional.
O aniversário é também uma jornada de convívio e todos poderão participar em actividades diferentes das habitualmente praticadas.
Iremos de combóio a partir de Lisboa, utilizando a linha da Beira-Baixa que acompanha o rio Tejo, com paragens em estações movimentadas, em apeadeiros abandonados, uma nostalgia por descobrir! Será uma experiência maravilhosa e única que permite admirar paisagens de rara beleza. Entre Lisboa e Ródão há quilómetros de histórias para contar e um grande rio para olhar!

Sábado, dia 16 de Setembro
Passeio pedestre: Início às 14:30, no Complexo Turístico das Portas do Ródão e fim pelas 18:00 no mesmo local. O passeio decorrerá em área de terraços fluviais, sobranceiros ao Tejo e no meio de olivais. Tem uma extensão aproximada de 8 km, não tendo grandes desníveis a vencer. Está em estudo a possibilidade de visitar uma exploração agrícola de agricultura biológica.
Escalada: Actividade destinada aos companheiros que fazem parte do Grupo Dinamizador de Actividades de Escalada (GDAE) e que decorrerá entre as 14:30 e as 18:30.
Canoagem (iniciação com enquadramento): A decorrer no rio Tejo, entre as 14:30 e as 17:30, com base no Cais Fluvial do Porto do Tejo (V.V. de Ródão). Estarão canoas à disposição para os companheiros que queiram praticar ou simplesmente experimentar este desporto.
Visita ao Centro Fabril da Portucel de V. V. de Ródão: A partir das 14:30 e com número limitado de inscrições. As inscrições serão feitas no secretariado de apoio a este XV aniversário, entre as 12:00 e as 14:30.
Jantar de aniversário: Previsto para as 20:00. Será seguido de animação e da entrega dos diplomas aos sócios que fazem 10 anos de associativismo.
Domingo, dia 17 de Setembro
Passeio pedestre: Com início previsto para as 9:30 e final previsto para as 15:00. Os participantes terão oportunidade de visitar V.V. de Ródão, subir à Serra das Talhadas, visitar o Castelo do Rei Wamba e a Fonte das Virtudes (com águas minero-medicinais). Passeio de rara beleza, permitirá observar o local de nidificação da maior colónia de grifos da Península Ibérica. O final será feito em canoa, com passagem pela garganta das Portas de Ródão, no Tejo.
Escalada: O GDAE enquadrará os companheiros que queiram fazer uma iniciação ou simplesmente experimentar a escalada. Esta actividade decorrerá entre as 9:30 e as 15:30. O local será as Portas de Ródão.
Canoagem (iniciação com enquadramento): A decorrer no rio Tejo, entre as 9:30 e as 13:00
Cartografia: Folhas 314 e 314 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: 16 de Setembro, Sábado da Estação de Santa Apolónia.
Participação em viatura própria: : é possível, com inscrição prévia no Clube
Alojamento: No Campo da Feira das Actividades Económicas de V.V. de Ródão. Acesso a casas de banho. Alojamento alternativo não incluído no preço e com reservas a realizar pelos próprios.
Observações: É aconselhável o uso de bastão e de botas. Recomenda-se ainda o fato de banho para tomar banho na barragem, no Sábado.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA

Local: Vila Velha de Rodão

Actividade de Escalada - GDAE - Vila Velha de Rodão, participaram 12 escaladores.