Entre os Milagres e o Moinho do Céu

2006-03-05 (Domingo)

2006-03-10: Estava escrito, e valeu! A chuva caiu toda no sábado!

No Domingo 46 caminheiros, guiados pelo João Barbosa, fizeram um belíssimo passeio em terras do Sobral de Monte Agraço, com subida radical ao Moinho do Céu e tudo!!

Começámos e terminámos na capela da Srª dos Milagres, um espanto de paisagem em 360º!

Obrigado à Câmara Municipal e ao seu Vereador do Turismo, Luis Soares pela presença e apoio à actividade.

Vagueando por terras do Sobral

5 de Março – Domingo – 2/3 botas.

O passeio, circular, com aproximadamente 19km, inicia-se junto à Capela da Senhora dos Milagres, na confluência do município do Sobral de Monte Agraço com o de Torres Vedras. De lá, a cerca de 300m de altitude, tem-se uma vista soberba sobre vales e encostas prenhes de vinhedos. E campos de cultivo. E montes pontilhados por velhos moinhos.Em pano de fundo, a Serra de Montejunto.

Seguimos para Sul, percorrendo antigos caminhos rurais que atravessam vinhas e pequenos bosques, ladeiam casais e cruzam povoados e lugares cujas origens se perdem no tempo. Chegamos ao belo vale do Rio Grande da Pipa, cujo curso acompanhamos durante algum tempo.

Ao fundo, o Moinho do Céu, no alto de um monte imponente, domina toda a paisagem. É preciso subir os seus cerca de 330m, tocando o município de Arruda dos Vinhos. Uff!!! Voltamos a descer, continuando a cruzar quintas, casais, pequenos lugares, povoados, moinhos e linhas de água.

Com o apoio da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço haverá um complemento alimentar e possibilidade de neutralização.

Subimos até à igreja de Santo Quintino e podemos apreciar o interessante portal manuelino. Descemos e voltamos a subir, tocando o extremo Sul da Vila do Sobral de Monte Agraço.

Ao fundo já se avista novamente a capela dos Milagres. Mas, ainda há tempo para, olhando à esquerda, ver ao longe, em contraluz (quem sabe se envolta num magnífico pôr de sol) a Serra do Socorro, com a capela homónima no cimo.

Cartografia: Folhas 375 e 389 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Concentração: Às 9h00 junto à Capela da Senhora dos Milagres. (No Sobral, seguir as indicações - Escola C+S e Merceana. À saída do Sobral,à esquerda,está a escola.A cerca de 200m, também à esquerda, seguir na direcção Via Galega, Forgorosa, etc. Atravessar Via Galega. Depois de sair desta localidade, olhando à direita, avista-se no alto a capela. Seguindo em frente, cerca de 500m depois de Via Galega, quando a estrada faz uma curva acentuada para a esquerda, existe um estradão, à direita, no enfiamento da curva. Seguir por esse estradão até à capela, a qual estará sempre à vista.)

Inscrição: No local da concentração.

Preço: Viatura própria 5,20€ / Men. 21 anos 0,00€.