ALQUEVA VI

1999-05-08 (Sábado)

-O vale do Guadiana-

8 Sábado

Desta vez ao longo de uma fronteira não reconhecida ,devido à questão de Olivença.


Esta actividade é a 6ª de um projecto de descoberta de belezas naturais e do património construído do Vale do Guadiana. Iniciámos as nossas caminhadas nesta ária em 1994 e, ao longo de 5 anos centenas de sócios descobriram o rio mais misterioso da Península, o rio protegido desde sempre pelos Deuses. O rio que com brio enfrenta os desafios dos homens.

A nossa caminhada terá início na Aldeia dos Montes Juntos e termina nas minas do Bugalho.

Teremos oportunidade de descobrir as áreas húmidas ao longo do rio com a sua flora e fauna características, assim como o ecossistema de montado nos troços mais afastados do curso de água. A aldeia da Minas de Bugalho apresenta ainda vestígios da antiga extracção do minério. Os amantes da arqueologia industrial encontrarão aqui bastantes motivos de interesse. As azenhas de submersão constituem igualmente um património a admirar. Ao som do chocalho dos rebanhos, venha descobrir uma área que em breve irá ficar submersa, com a construção da barragem do Alqueva.

Inscreve-te. Participa. Caminha por um troço fronteiriço não reconhecido por Portugal,questão de Olivença.

Características do percurso: Sem desníveis acentuados, e com uma extensão de aproximadamente 21 km. Piso por vezes difícil e escorregadio. Não há possibilidade de abastecimento, nem de neutralização. É obrigatório usar botas.

Cartografia: Folhas 441, 452, e 453 da carta militar de Portugal,1/25000 do I.G.E.

Partida: Algés 06h30 e C. Pequeno 06h45


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO CAAL. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Aldeia de Montes Juntos