Dist. Coimbra

BARRAGEM DE SANTA LUZIA

2000-06-24 (Sábado)

A beleza da barragem e a envolvente do pinhal


A actividade vai-se realizar no concelho de Pampilhosa da Serra, numa zona de grande beleza, ainda pouco conhecida.


BAIRRADA

2000-06-17 (Sábado)

Bairrada:de Montemor-o-Velho a Tentúgal


É numa zona onde as autarquias estão a apostar fortemente no desenvolvimento rodoviário que vamos fazer uma actividade bem fácil, pelos poucos caminhos ainda existentes. Começaremos no belo castelo de Montemor-o-Velho que admiraremos e de onde podemos desfrutar de belas panorâmicas sobre os arrozais aqui existentes. Dentro do castelo, visitaremos ainda a Capela de Santa Maria de Alcáçova, mui digna, bela e impregnada de história.


PIÓDÃO E A SERRA DO AÇOR

2000-04-01 (Sábado)

ARGANIL III

1º Dia: Saímos de Pomares (306 m de altitude) e iremos subindo, rodeados de uma paisagem deslumbrante onde ainda abundam os pinheiros, até à Sra. das Necessidades (1244 m de altitude), daqui desceremos até essa bela povoação, tão característica, que dá pelo nome de Piódão (683 m de altitude), fazendo, na parte final, um belo trajecto ao longo da Ribeira do Piódão. Pernoitaremos nesta localidade, acampando dentro de uma casa gentilmente cedida pela Junta de Freguesia de Piódão.


SERRA DO RABAÇAL

2000-01-29 (Sábado)

Em terras do centro oeste do país, a oriente da Serra do Rabaçal, vamos descobrir bucólicos recantos e belezas inesperadas:


1 um sobreiro de formas estranhas,

2 ribeiras sussurrantes,

3 azenhas abandonadas,

4 uma cascata de difícil acesso,

5 belos vales que inesperadamente se abrem a nossos pés, 6 a bela casinha de um cavalo!! E, por fim, um castelo que não é encantado mas que nos encanta.

Actividade com início no Espinhal (Penela), e fim no topo da Torre de menagem do castelo de Penela, com um pôr do sol deslumbrante.


AS PANORÂMICAS E OS VALES EX-LIBRIS DA LOUSÃ

1999-10-23 (Sábado)

Vamos deixar, simbolicamente, o nosso testemunho às gerações vindouras, nossas seguidoras na continuação da realização de caminhadas por essas florestas fora, plantando com o apoio da Associação Ambientalista FARIO, sediada nesta zona, algumas árvores, numa das zonas mais bonitas do nosso Portugal Ribeira da Pena a merecer todo o nosso apoio, dado que, devido, porventura, às difíceis condições de acesso, ainda se encontra num estado selvagem (apesar da existência de vestígios de presença humana num passado recente) e, por isso, propícia ao desenvolvimento/manutenção de


VALE DO ALVA II

1999-03-26 (Sexta-feira)

Nos contrafortes da Estrela, o rio Alva e as suas gentes

26 Sexta a 28 Domingo -2 botas-


TERRA DE SICÓ III

1999-02-27 (Sábado)

Continuação de um projecto que teve início em 1997 com a actividade da Serra do Rabaçal. Propomos-lhe vir conhecer os seus contrafortes e a célebre erva de Sta. Maria que dá o nome ao saboroso queijo. O passeio decorre em terrenos calco-margosos do Cretácico, relativamente férteis para a agricultura. Os montes de Vez e Juromelo são uma tentação. A nascente do rio Dueça é uma das mais importantes do nosso percurso e a todos maravilhará. Visitaremos ainda os célebres moinhos do Cruzeiro e belos montados de carvalho.


ACTIVIDADES DOS FAL

1998-11-06 - 1998-11-08 (Sexta-feira - Domingo)


Temos o prazer de te convidar para mais um encontro dos jovens dos FAL, no fim de semana indicado.


Programa: Partirás na 6ª feira pernoitando no Parque de Campismo da Lousã, ponto de partida para a marcha de Sábado na Serra. Não faltará uma grande Celebração ao S. Martinho, com um magusto ajantarado, no Talasnal. E no Domingo uma prova de desorientação na volta.


Transporte: A deslocação é por conta dos participantes. A organização propõe como transporte o combóio, que parte