Dist. Vila Real

Nas Faldas do Marão

2007-10-27 - 2007-10-28 (Sábado - Domingo)



…"Sem estes ermos, montes e arvoredo, eu não era o que sou" - Teixeira de Pascoaes


MINHEU

2000-05-27 (Sábado)

Tràs-os-Montes, terra de encantos e silêncios, só interrompidos pelo barulho das torrentes das águas ou o chilrear dos passarinhos. É uma área de economia agro-pastoril com vegetação impar, onde predominam a carqueja, esteva, giesta e sargaço. Povoamento disperso, com aldeias feitas em granito, lameiros com água abundante e população acolhedora, completam o cenário da componente natural e humana da região a descobrir. Será o palco desta actividade de dois dias.


A EXPLORAR OS MÍTICOS CORNOS DA FONTE FRIA

1999-07-03 (Sábado)

têm um sítio tão intratável de serras e penedias, quase sempre cobertas de neve, de picos que se vão até às nuvens, de brenhas temerosas, de vales profundíssimos e passos perigosos que mais parecem moradas de feras que de homens capazes de razão e juízo. (Frei Luís de Sousa –Vida do arcebispo D. Fr. Bartolomeu dos Mártires, 1619)

Características do percurso:


TERRAS DA LOMBA

1998-10-02 - 1998-10-05 (Sexta-feira - Segunda-feira)

Subindo o Rabaçal


RUMO ÀS ORIGENS DO TUA

1997-12-05 - 1997-12-08 (Sexta-feira - Segunda-feira)

Em 94 e 96 pudemos acompanhar o curso do Tua, e admirar as múltiplas facetas que este rio ostenta.
Será agora a vez de dele nos despedirmos, ao mesmo tempo que tomaremos contacto com os rios que o alimentam: O Tuela a Leste e o Rabaçal, a Oeste. Entre estes dois rios estende-se uma zona diversificada que percorreremos de lés a lés.
Tomaremos também conhecimento com a imponente mole da serra de Santa Comba, também chamada serra de Passos, a partir da qual será possível vislumbrar alguns dos pontos mais significativos que nos acompanham em Alijó e Vila Flor.