Terras do Demo

2005-11-26 - 2005-11-27 (Sábado - Domingo)

Rota de Aquilino – Serras da Nave e da Lapa

26 e 27 de Novembro - Sábado e Dom. - 2 botas.

"Uma vez um homem travou do bordão e partiu a correr as sete partidas do Mundo. Andou,andou,até que foi dar a uma tera de que ninguém faz ideia"
(Aquilino Ribeiro).

"Aquilino chamou Terras do Demo à tera onde nasceu e por onde andou sempre em menino e muitas vezes quando era homem já feito, e o mesmo foi que chamar-lhe Terra-Mater, quer dizer que era ainda a terra do princípio, aquela que aos homens se destinou, depois do Éden,por herança.
Era o tempo em que os ventos modulavam com o seu sopro os rochedos da montanha e estendiam sobre a nave as sementes do carvalho e das giestas, os primeiros grãos de trigo, as papoulas e os tojos que floriam no solstício. Era o tempo das madrugadas nevoentas de Novembro e dos nevões prestes a cair, da aldeia embiocada no burel, dos lobos saindo a medo dos seus fojos, dos caçadores furtivos do defeso, dos medronhos silvestres já maduros sobre os cómoros"
(Alberto Correia, in Jornal do Centro).

Eis em síntese a região que Aquilino Ribeiro tão bem descreveu nos seus romances e que nesta actividade vamos evocar e onde ainda hoje se pode adivinhar a dureza que foi a vida das suas gentes...

A Casa-Museu Aquilino Ribeiro em Soutosa, onde viveu, acolhe memórias do escritor e o seu ambiente está presente em muitas das suas obras. A visita a esta quinta irá ajudar-nos a compreender o mundo retratado pelo mestre e, quem sabe, despertar-nos a curiosidade de reler alguns dos seus pitorescos romances... mesmo antes de participar nesta actividade.

Moimenta da Beira, que visitaremos e onde vamos pernoitar, é vila com história: "Um passeio pelo centro histórico descobre-nos um núcleo arquitectónico formado por casas populares, moradias de gosto burguês e edifícios senhoriais, em que o granito é o elemento dominante."

O Santuário de S.Torcato, em Cabaços, considerado nos finais da Idade Média uma das romarias mais importantes da Diocese de Lamego, é local a destacar neste concelho, assim como a Barragem de Vilar, com as suas inigualáveis paisagens, é merecedora de destaque.

A Senhora da Lapa é, ainda hoje, santuário de peregrinação, tendo chegado a ser, a par com Santiago de Compostela, um dos mais importantes da Península Ibérica, recebendo peregrinos das sete partidas do mundo. Contíguo ao Santuário foi erigido em finais do séc. XVI o Colégio da Lapa, onde Aquilino estudou e que está tão presente na sua obra. Estes motivos serão pontos altos na actividade, a par com a beleza dos percursos pedestres que organizámos nesta tão bela região.

Sábado, 26

  • De manhã - Visita à Casa-Museu Aquilino Ribeiro, em Soutosa, onde vamos merendar no jardim da quinta.
  • De tarde - Visita a Ariz, com as suas tradicionais casas de granito, onde se irá iniciar o passeio pedestre pela Serra da Nave; o percurso, decorre por caminhos de serra que serpenteiam pelo meio de penedias de granito, passa por um conjunto de moinhos de água recuperados, por um antigo castro, conhecido na região pelo Castelo, pelo penedo da Fonte Santa e pela capela da Senhora dos Aflitos; termina ao lusco-fusco em Peravelha.

Domingo, 27

  • De manhã - Visita guiada ao centro histórico de Moimenta da Beira, seguida de deslocação de autocarro ao Santuário de S. Torcato (Cabaços) e à Barragem do Vilar, continuando para o Santuário da Senhora da Lapa, que visitaremos e em cuja zona envolvente vamos almoçar; neste percurso de autocarro passaremos por Rua e Carregal de Tabosa, a terra onde nasceu mestre Aquilino.
  • De tarde – Passeio pedestre pelas cristas da Serra da Lapa, de onde se desfrutam magníficas vistas dos vales dos rios Paiva, Vouga e Távora, a barragem do Vilar e as serras da Nave e Leomil e a Estrela, no horizonte; termina na povoação de Penso. Vão ser duas actividades muito interessantes em que a memória de Aquilino e a sua obra irão estar sempre presentes.

Características dos percursos

Os percursos, por caminhos de serra, não são difíceis: no primeiro dia não haverá grandes desníveis a vencer; no segundo dia, vamos descer a serra, até ao Penso.

Alojamento: Em Moimenta da Beira, no Pavilhão Gimnodesportivo. Os companheiros que o desejem podem marcar, por sua iniciativa, alojamento nas instalações hoteleiras da vila, de entre as quais se destacam: Residencial Novo Horizonte, tel. 254583542; Residencial Santos, tel. 254529068; Hotel Verdeal (3 estrelas), tel. 254584061/2; Solar dos Correia Alves, tel. 254 584 020; Residencial Pico do Meio Dia, tel. 254582381.

Recomendações: Os companheiros terão de providenciar os almoços para Sábado e Domingo. As restantes refeições poderão ser tomadas em Moimenta na hotelaria local. Recomenda-se que levem um frontal, para apoio no final da actividade de Sábado, não esquecendo as botas, os agasalhos e o equipamento para a chuva.
Para dormir no gimnodesportivo levem colchonete e um saco cama bem quente.

Partida: Sábado, dia 26, às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração junto à Casa-Museu Aquilino Ribeiro, em Soutosa, pelas 11h30 de Sábado. Soutosa fica no km 82, da estrada nacional 323, que liga Viseu a Moimenta da Beira.

Esta actividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira – Sector de Turismo.