Queluz e Belas

Do Palácio para o campo
2021-06-12 (Sábado)










ACTIVIDADE ADIADA






Vamos começar esta nossa atividade por visitar o Palácio de Queluz,

um dos últimos grandes edifícios de estilo rococó da Europa, que foi mandado construir no séc. XVIII por D. Pedro de Bragança, que mais tarde casou com a sua sobrinha - a rainha D. Maria I.
De início era utilizado como residência de verão mas, após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, transformou-se na residência oficial da família real até à sua fuga para o Brasil, em consequência das invasões francesas.
A visita vai ser orientada pelos organizadores da atividade, que irão entregar aos participantes informação escrita sobre cada uma das salas que irão ver.
Além do palácio vamos também conhecer os seus famosos jardins, bonitos recantos, fontes, estufas, jardim botânico, cascatas, etc, bem como uma dependência da Escola Portuguesa de Arte Equestre onde podem ser vistos alguns exemplares dos magníficos cavalos lusitanos.
Depois teremos tempo para o almoço, que pode ser a merenda que cada um leva ou, para quem quiser, num dos muitos restaurantes das imediações.
Findo o almoço vamos deixar o ambiente palaciano e passar para o campo. E vai ser na Mata de Belas que vamos fazer o nosso pequeno percurso pedestre.
Com frondosos bosques, recantos que escondem ribeiros, árvores seculares e troços do Aqueduto da Fonteireira, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres, iremos descobrir alguns dos seus caminhos, segredos e hortas, bem como, do seu ponto mais alto, avistar entre outras coisas o BCC – Belas Clube de Campo (condomínio privado de luxo e o seu campo de golf).
Características do percurso: Circular com cerca de 6,5km, muito sombreado, com piso ondulado mas sem grande dificuldade, sendo, no entanto, aconselhável o uso de botas de montanha, dado haver alguns pequenos troços com piso irregular.
Ponto de encontro: Junto à porta de entrada do Palácio de Queluz às 9h30. 16h30 é a hora prevista para o fim da atividade.
Preço: 17,00€ para maiores de 65 anos ou jovens dos 6 aos 17; 18,50€ para todos os outros.
O preço inclui o seguro, a informação e a entrada para visitar o Palácio de Queluz e os seus jardins.
É imprescindível a inscrição no Clube.