As cascatas de Anços, o Penedo do Lexim e a Aldeia da Mata Pequena

E tudo dentro da Área Metropolitana de Lisboa…
2021-06-27 (Domingo)







O CAAL informa que o Grupo de Orientação (GDAO) vai organizar, no próximo dia 27 de junho (domingo), uma actividade na zona de Cheleiros (Mafra).

A actividade inicia-se na ponte ‘romana’ de Cheleiros, prosseguindo-se ao longo da ribeira de Mourão (é necessário atravessá-la em alguns pontos) até às cascatas de Anços. Em seguida passamos pela aldeia de Anços e iniciamos a subida até ao Penedo de Lexim - antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa - com vistas deslumbrantes do meio envolvente.

No regresso, atravessamos a aldeia da Mata Pequena e, através de um  belíssimo vale de carvalhos, chegaremos a Cheleiros.
A zona não apresenta desníveis significativos, mas é importante o uso de calçado de caminhada. A estimativa aponta para umas 4 a 5 horas de caminhada circular, mas haverá sempre possibilidades de simplificar ou complicar a gosto, como é apanágio da Orientação.

Como sempre, as actividades de Orientação são abertas a todos os associados, independentemente da sua experiência prévia na modalidade. O GDAO terá todo o gosto em enquadrar a participação de estreantes que queiram aprender a orientar-se!

Cartografia: Folha 402. (A organização pode disponibilizar mapas a preço de custo, a quem o solicitar previamente.)
Ponto de encontro: Largo da Igreja de Cheleiros, pelas 9h30.
Como chegar a Cheleiros, a partir de Lisboa:
Tomar a IC19/Sintra, seguir pela A16 em direção a Sintra/Mafra /Ericeira, saída 9 para N9  em
direção a Mafra/Pêro Pinheiro/Loures, continue até N9, sair na rotunda para a N9.
Mantenha-se à esquerda no cruzamento e siga as indicações Mafra/Cheleiros.

É imprescindível a inscrição prévia no Clube (8,50€, inclui seguro obrigatório; 7,50€ para federados).