Caminhos de Fátima

O último passo da peregrinação
2022-05-28 (Sábado)
IMGP9441
 
 IMGP9439
 
 As fotos do António Matos AQUI
 
Em 8 de outubro de 2011 demos início ao projeto a que chamámos ‘Caminhos de Fátima by CAAL’, com uma 1ª etapa que decorreu entre Lisboa e Alverca.
Porque é que apareceu este projeto? Porque sendo o CAAL um clube de caminheiros, que já tinha feito algumas atividades dedicadas ao Caminho de Santiago, considerámos que seria lógico percorrer caminhos da mais importante peregrinação nacional. 
Os Caminhos de Fátima mais conhecidos, até porque existem roteiros impressos em várias línguas, são: o ‘Caminho do Tejo’, o ‘Caminho da Nazaré’ e o ‘Caminho do Norte’; logicamente, baseámo-nos no primeiro.
Na primeira etapa confirmámos o que já sabíamos - que, se fizéssemos o Caminho do Tejo como está marcado, iríamos ter de andar grandes troços em asfalto. Assim, decidimos escolher caminhos mais bonitos evitando, ao máximo, andar em alcatrão. 
É, pois, em Minde que vai começar a nona e última etapa. 
Como habitualmente, sempre que possível e o caminho for bonito, iremos pelo Caminho de Fátima, mas privilegiamos também outro tipo de percursos mais rústicos e que nos levem a um maior contacto com a região que atravessamos
Seguiremos por estradões, trilhos, caminhos de pé posto e, só muito raramente e quando for impossível fugir, vamos pisar o alcatrão.
Vamos ver campos de culturas diversas, matas, florestas, uma enorme ‘plantação’ de
painéis solares, vamos passar junto de pedreiras (uma das atividades económicas desta
área) ao lado e por baixo de uma autoestrada, desfrutar de belas paisagens e chegar a 100 metros do recinto do Santuário por caminhos completamente diferentes. 
Aqui chegados haverá algum tempo livre antes do regresso a Lisboa. 
Características do percurso: São cerca de 22km, maioritariamente plano ou ondulado, mas com uma subida um pouco mais acentuada no início.
Será necessário manter um ritmo de caminhada regular, para podermos ter tempo livre em Fátima e evitar atrasos no regresso a Lisboa.
Como o percurso é linear, não é possível participar em viatura própria. 
 
Possibilidades de neutralização:
Dada a extensão do percurso, estão previstas 3 neutralizações, havendo a possibilidade de fazer todos ou qualquer um dos troços da caminhada. Por exemplo pode-se fazer o 2º e o 4º troço, ou o 1º e o 3º, só o 4º, etc. Cada pessoa decide o que quer fazer.
1ª neutralização aos 6km, depois da subida inicial.
2ª neutralização em Boleiros, no quilómetro 11, a meio do percurso.
3ª neutralização aos 17,5km perto do Estádio Municipal de Fátima.
Recomendações: Levar água, farnel e roupa adequada à época do ano. Recomenda-se o uso de botas de montanha e, eventualmente, de bastões. 
Partida: Às 07h30 de Entrecampos, em autocarro.
A chegada está prevista para as 20h30. 
O preço (22€) inclui o reconhecimento da actividade, o transporte em autocarro, o seguro e a informação.
É imprescindível a inscrição na secretaria do Clube.