Viagem à Roménia

Eurorando 2022
2022-02-24 (Quinta-feira)

csm_Logo-Eurorando-Final-2020-resized_d6458d7a42Caros Companheiros, 

Como sabem, a EuroRando é o mais significativo evento internacional do pedestrianismo, um grande festival que a cada cinco anos congrega milhares de praticantes de todo o continente, sob a égide da nossa federação europeia ERA (European Ramblers Association). O CAAL - o mais antigo membro português da ERA - esteve representado em todas as edições realizadas até hoje, com destaque para os grandes grupos presentes na Boémia em 2006 e no sul da Suécia em 2016.

Inevitavelmente, a EuroRando prevista para 2021 foi vítima da pandemia global, pelo que a ERA decidiu transferir a sua realização para este ano, no próximo mês de Setembro.

O país organizador continua a ser a Roménia, com o encontro a ter lugar na conhecida região da Transilvânia e epicentro na respectiva capital histórica, a cidade de Sibiu.

Todos sabemos que se trata de um destino muito do agrado dos nossos associados e que o Clube possui um comprovado know-how de excelência no que toca à capacidade de explorar a Roménia, o qual seguramente poderia enriquecer e alargar o programa oficial da EuroRando 2022.

Sucede infelizmente que esta zona do globo vive tempos particularmente difíceis, de grande tensão e ameaça, como não se viam desde a Guerra Fria. Neste preciso momento (que seria a altura normal para lançar a actividade) as tropas americanas já estão estacionadas na Roménia, no âmbito do eminente conflito na vizinha Ucrânia.

Desta forma a Direção do CAAL, em plena sintonia com a organização da actividade, considera que, nesta fase, não existem condições de segurança para avançar com a deslocação de um grupo à Roménia.  

Sem embargo, ainda dispomos de alguma margem de tempo antes da decisão final, pelo que continuaremos a acompanhar a situação, na expectativa da conjuntura evoluir no sentido do desejável desanuviamento. 

 

A Direção do CAAL