De Lisboa à Província de Salamanca com passagem por Mérida, Cáceres e Plasencia até ao Vale do Ambroz

A pé, de barco ou de autocarro nas faldas do Sistema Central ‘au temps des cerises’
2022-06-04 - 2022-06-12

Cáceres

 

Hervás 

 

Serra de Gredos 

Não está fácil organizar atividades…

Epidemias, guerras, crises sísmico-vulcânicas, etc., são acontecimentos que nos levam a ter que ser muito cuidadosos e criativos nas propostas que elaboramos para os nossos sócios.

Porém o CAAL não descansa, e está na hora de organizar uma atividade dirigida a todos os Companheiros.

Assim, estamos a planear de 4 a 12 de junho ir até ao Vale do Ambroz.

- Onde? perguntam vocês…

Digamos que para lá chegar teremos de ir primeiro a Mérida, a antiga capital da Lusitânia romana (onde ficaremos uma noite). Visitaremos, entre outras coisas o Teatro-Anfiteatro, a Alcáçova, o Circo, a Morería, a Cripta S. ta Eulalia e a Casa de Mitreo-Columbarios.

No dia seguinte seguiremos paralelos à antiga Via de La Plata, via romana que ligava Mérida a Astorga. Visitaremos as cidades monumentais de Cáceres e Plasencia no caminho para o vale do rio Ambroz, uma das poucas passagens naturais para subir da meseta sul para a meseta norte.

O nosso hotel, quartel-general para as atividades da semana seguinte (7 noites), fica em Hervástípica vila da comarca de Vale do Ambroz, estrategicamente situada no centro de gravidade dos diferentes vales e serras, que nos propomos visitar nas faldas do Sistema Central

(prolongamento do nosso sistema Montejunto-Estrela).


Coincidentemente, Hervás situa-se em zona produtora de boa cereja e vamos lá chegar em plena época das cerejas…

 

No vale do Ambroz, passava não só a Via de la Plata como o caminho de ferro que contornava Portugal, ligando os portos de Vigo e Huelva.

Iremos explorar Hervás, com a sua judiaria, e Baños de Montemayor, com as suas termas romanas, e visitar os Centros de Interpretação locais, assim como a cidade romana de Cáparra.

No vale, faremos uma caminhada: o PRCC 36 - Chorrera de Hervás.

Na província de Salamanca, mas ainda bacia do Tejo, visitaremos Candelário, na Serra de Béjar, e, na Serra da Penha de França, as vilas de La Alberca e Morragaz e a própria Penha de França.

Em La Alberca faremos uma caminhada: o PR Camino de las Raices.

No Vale do Jerte, zona produtora por excelência de cerejas, passa o rio Jerte e a falha geológica da Messejana, que aqui se vem perder sob a meseta norte.

Aí faremos uma caminhada: o PR Los Pilones na garganta de Los Infiernos.

Mais a leste visitaremos o mosteiro de Yuste, onde morreu Carlos V.

No Parque Nacional de Monfragüe, na confluência do Tiétar e do Tejo, passearemos de barco e faremos uma caminhada (PR Ruta del Serrano) para melhor ver os espetaculares desfiladeiros do parque e os grifos.

Na província de Salamanca, mas já na bacia do Douro, iremos à Serra de Gredos para, num cheirinho de montanha, fazermos uma caminhada (PR) até ao miradouro do circo de Gredos.


Na vertente norte do sistema central, visitaremos também El Barco de Ávila e o Parador de Gredos.

Na Serra da Gata, passearemos (PR) pelos vales de São Martinho de Trevelho, uma das três vilas do vale de Xálima, onde se fala uma língua aparentada com o galego-português (aqui teremos um especialista que nos vai falar sobre esta curiosidade).

Pelo caminho visitaremos o Centro de Interpretação em Torre de Don Miguel e teremos a oportunidade de conhecer outras povoações, como Santibáñez el Alto.

No regresso a Lisboa, visitaremos o conjunto histórico de Cória (muralha, castelo, catedral), antes de atravessarmos a fronteira ‘à moda dos contrabandistas’ entre Zarza la Mayor e a nossa Salvaterra do Extremo.

Características dos percursos: A indicar brevemente 

Alojamento: Na 1ª noite ficamos em Mérida no Hotel Merida Medea (quartos duplos, com jantar no dia da chegada e pequeno almoço); nas 7 noites seguintes vamos ficar no Hotel Sinagoga em Hervás (quartos com cama de casal, quartos duplos e singles, com os jantares e os

pequenos almoços incluídos).

Visto que em Hervás só existe o hotel onde vamos ficar, teremos de nos adaptar à oferta - quartos maioritariamente de casal e alguns quartos duplos.

Recomendações: Visto que o hotel tem piscina, não esquecer o fato de banho. O protetor solar vai servir para as caminhadas. E, não esquecer,… barriga para cerejas

Partida: Às 8h00 do dia 4, sábado, de Entrecampos (o local do costume).

Preço da actividade: 750€ (pode ser paga em 3 prestações - maio, junho e julho).

ATENÇÃO: Os primeiros companheiros que se inscreverem poderão escolher se querem quarto com cama de casal ou quarto duplo. Quando estes estiverem esgotados, haverá apenas a possibilidade de quarto individual, que terá de ter outro preço.

O preço inclui: o transporte em autocarro, o alojamento de 1 noite em Mérida (com pequeno almoço e jantar) e de 7 noites em Hervás (com pequenos almoços e jantares), o seguro internacional, as entradas e visitas nas várias localidades, 1 cruzeiro no Tejo e a organização da actividade.

O preço não inclui os almoços.


O programa pode ser alterado por razões de meteorologia ou outras, alheias à organização.

A documentação sobre a actividade será enviada digitalmente.

É imprescindível levar o CARTÃO EUROPEU DE SAÚDE.

HERVAS 

Acompanhem as fotografias da atividade do Vale de Ambroz aqui