37º ANIVERSÁRIO do CAAL

Finalmente um fim de semana de Festa na Vila do Sardoal, que está em festa também!
2022-09-24 - 2022-09-25 (Sábado - Domingo)

Um belo Aniversário!DSC08263  20220924_220639 20220924_124842DSC08493

As fotos do José Branco de Carvalho AQUI

AQUI o álbum da Ana Tique 

Fotos no facebook  

DSC08505 DSC08436 DSC08293 2022-09-24 DSC08389  307920960_1145086499431686_492505738427065812_n  Aniversário - Sardoal 24 e 25 setembro 2022  20220924_225533   20220924_22252720220924_220510

 

NOVIDADES de Alojamento!

(Em chão duro, levar colchonete e saco cama) na localidade da Presa - Alcaravela - Sardoal, a Associação da Presa disponibiliza alojamento em chão duro, com instalações sanitárias, até 30 pessoas. Quem pretender esta opção, gratuita, contactar o Clube urgentemente.

Existe ainda na mesma localidade, Alojamento Local Casa de S. José, na Presa, telemóvel 914852802 eng Tomé que comporta até 12 pessoas

cartaz_festival_caminhadas 

banner_festas_concelho2022

No fim de semana de 24 e 25 de setembro de 2022, voltamos à comemoração do Aniversário CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre.

Este ano vamos comemorá-lo na vila do Sardoal, associando-nos às festas concelhias e ao Festival de Caminhadas, no qual seremos parceiros, uma vez que nos associámos à proposta da Câmara Municipal de Sardoal no Festival de Caminhadas.

Já outrora estivemos nesta Vila: 17/07/1999 "Vila Jardim e Terra de Mestres" e 25/10/2008 Sardoal - Vila Jardim, desenvolvendo caminhadas integradas no calendário CAAL, nesta potencial região para nos acolher e mostrar as suas belezas naturais, ainda que apelidada de pinhal interior, deixa escapar vários trilhos rurais de grande beleza.

E, como não há duas sem três, vamos lá voltar, desta vez associados às Festas do Concelho e ao Festival de Caminhadas.

Do que esperas pois para te inscreveres e participar nesta grande Festa do nosso Clube e do concelho do Sardoal?


O 37º Aniversário será um grande momento de retoma da continuidade das nossas actividades
: de pedestrianismo, de orientação, de montanhismo e de escalada, pós pandemia, e o Sardoal presta-se a todas estas valências que praticamos e proporcionamos a Todos, associados e seus convidados.

Esta será uma comemoração de grande cariz festivo, cultural, desportivo e lúdico, acessível a todos os seus participantes, sem retirar algum cariz de radical, em alguns eventos mais à frente informados.

Relativamente ao programa colocado ao dispor dos nossos associados e aberto também aos Sardoalenses que se inscreverem, junto dos serviços camarários, as actividades a desenvolver são:

Pedestrianismo: realização de trilhos pedestres, no concelho do Sardoal, do tipo PR (pequena rota) acessíveis a qualquer pessoa com gosto por caminhar, conviver e tomar contacto com a parte cultural envolvente.

Orientação "Urbana/Cultural": realização de um desafio, através do uso de um mapa de consulta simples, dado que o cariz será o de decifrar um trilho por orientação geográfica, sem bússola, o de conviver e tomar contacto com a parte cultural urbana e a população do Sardoal.

Montanhismo: certo que neste âmbito Portugal não dispõe de montanhas, não é impeditivo de realizar trilhos com cariz de montanha, pela extensão dos trilhos e pela eventual autonomia que se exige para os realizar, no caso iremos percorrer o GR (grande rota) existente no Sardoal.

Escalada: esta modalidade, dedicada essencialmente a praticantes com formação desportiva de escalada e no âmbito da sua prática, será desenvolvida, enquanto escalada desportiva, apenas pelos sócios integrantes do Grupo de Dinamização de Actividades de Escalada (GDAE), no sábado (24/set) em (Mação/Evendos), fora do concelho do Sardoal.

No domingo (25/set) os elementos do GDAE, irão proporcionar um workshop de rappel, aberto a todos os sócios CAAL que se inscreverem previamente informando da intenção em realizar este workshop, aquando da inscrição na actividade do aniversário CAAL.

Relativamente à participação dos Sardoalenses, carecem de inscrição directamente junto dos serviço da Câmara do Sardoal.

Jantar de Aniversário 

Sendo esta também a nossa festa do 37º Aniversário CAAL, o jantar irá acontecer no Restaurante As Três Naus, no Sardoal, apenas aberto aos nossos associados e seus convidados. No fim do jantar vamos celebrar com bolo e espumante.

Transporte 

Sendo o CAAL uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) vamos reduzir a pegada ambiental, realizando a nossa deslocação para o Sardoal, de comboio até Abrantes 

De Sta Apolónia sai o IC 541 às 8h15 de sábado, com chegada a Abrantes às 9h45.

Adquire o bilhete de comboio com antecedência, de modo a garantir desconto e lugar. 

A chegada à estação de Abrantes terá de ocorrer às 9h45, onde nos aguardará um autocarro que nos vai transportar para o Sardoal e nos acompanhará durante a realização da nossa Festa. Este será o único transbordo para o Sardoal. 

Sendo possível, tenta evitar a deslocação em carro próprio ou partilha boleias. 

Informa o Clube se vais de comboio, para podermos gerir os autocarros de Abrantes para o Sardoal.

No domingo, às 19h00, parte do Sardoal um autocarro que vai levar a Abrantes todos os companheiros que precisarem de apanhar o comboio, ou que tenham aí o seu carro. 

De Abrantes sai o IC 544 às 21h02 de domingo, com chegada a Lisboa às 22h20

Alojamento

Dada a discrepância de preços/tipologia de alojamentos e de capacidade, o alojamento será reservado pelos associados, junto das respectivas entidades hoteleiras:

NOVIDADES de Alojamento!

(Em chão duro, levar colchonete e saco cama) na localidade da Presa - Alcaravela - Sardoal, a Associação da Presa disponibiliza alojamento em chão duro, com instalações sanitárias, até 30 pessoas. Quem pretender esta opção, gratuita, contactar o Clube urgentemente.

Existe ainda na mesma localidade, Alojamento Local Casa de S. José, na Presa, telemóvel 914852802 eng Tomé que comporta até 12 pessoas 


Pousada de Juventude de Abrantes (telef 241 377 169);

Guesthouse Dona Amélia, em Abrantes (tm 969 046 456);

Porto d´Abrigo - Alojamento Local, em Andreus (tm 936 047 613);

Hostel na Vila de Sardoal (tm 964 057 574).

Campismo no Parque Tejo em Rossio ao Sul do Tejo - Telefone: +351 241 105 324  Email: parquetejo@cm-abrantes.pt  Preços AQUI 

No sábado de manhã, à chegada a Abrantes, pomos os nossos sacos dentro do autocarro e vamos diretamente para o Sardoal fazer as actividades (levar já vestido o equipamento de caminhada e o picnic).

No fim das actividades existem balneários onde podemos tomar um duche e vestir-nos, para festejarmos o 37º Aniversário do nosso Clube ao Jantar.

Segundo o alojamento contratado (Abrantes/Sardoal/Andreus), e após informação prévia ao Clube, o retorno aos alojamentos, no fim do dia de sábado, será feito em autocarro em locais e hora a informar.

Na noite de sábado será dada informação sobre a viagem de autocarro para as actividades de domingo, para quem tiver alojamento fora do Sardoal. 

Características dos percursos:

Sábado - Realização de dois PRs, tipo de percursos circulares, com grau de dificuldade 3 (escala de 1 a 5), percorridos em caminhos de pé posto (agrícolas) e pontualmente urbano, com desnível acumulado de 300 metros;

o GR44, tipo de percurso linear, com grau de dificuldade 4 (escala de 1 a 5), percorrido em piso misto alternando entre agrícola, florestal e pontualmente urbano, com desnível acumulado de 900 metros;

as actividades de escalada ocorrem de forma autónoma, dedicadas aos atletas de escalada do GDAE, na zona de Mação/Envendos.

PR2 - Trilho do Pastor (ajustado ao perfil dos percursos CAAL): Percurso circular de 7,1km (duração 2h30), com início no Parque Ribeiro Barato, com passagem pelo Centro Histórico da Vila do Sardoal, Sobreiro da Dona Maria e pequeno bosquete de carvalho-português, entre outras espécies de fauna e flora local. E se houver curiosidade e atenção, descobrir os ninhos de esquilos, na copa das árvores, junto ao tronco principal.

PR3 - Do Pão ao Vinho (ajustado ao perfil dos percursos CAAL): Percurso circular de 9,5km (duração 3h00), com início no Parque Sra da Lapa, com passagem em locais dedicados outrora ao fabrico do pão (azenhas e moinhos de vento - a laborar até ao verão de 1959) e do vinho (quinta do Vale do Armo, que ao tempo da II Guerra Mundial era fonte de emprego), no Concelho de Sardoal, entre outras espécies de fauna e flora local.

GR44 - Grande Rota da Prata e do Ouro (sentido Vila de Rei - Sardoal): Percurso linear de 31km (duração 7h00), com início junto à Câmara de Vila de Rei, com atravessamento de diversas aldeias e lugarejos habitacionais, de relevar vestígios de exploração mineira a céu aberto, de prata e de ouro, assim como a praia fluvial do Penedo Furado, actualmente com passadiço e a mística da moira encantada que por aí terá deambulado.

NOTA: Apesar do ponto de concentração inicial ocorrer no parque Ribeiro Barato (PR2) às 10h00, ambos os percursos PR serão percorridos em simultâneo, tendo de optar pelo que se realizará de manhã, sendo que o pic-nic, com o farnel que cada um levar, ocorrerá no parque Sra da Lapa (PR3), para todos os participantes que efectuarem os dois PRs.

O percurso GR44 ocorrerá no sentido Vila de Rei para Sardoal e durante todo o dia, no entanto a concentração dos participantes ocorrerá também no parque Ribeiro Barato (PR2) às 10h00.

Existe a opção em realizar apenas um PR, ficando livre a outra parte do dia, de forma autónoma, por conta de cada associado/participante, cumprindo o horário de concentração a anunciar, nomeadamente o Jantar de Aniversário às 19h00.

Domingo - Realização simultânea de PR1 - Na Rota do Javali, tipo de percursos circular, com grau de dificuldade 3 (escala de 1 a 5), percorridos em caminhos de pé posto (agrícolas) e pontualmente urbano, com desnível acumulado de 380 metros;

prova de Orientação "Urbana/Cultural" e Workshop de rappel.

PR1 - Na Rota do Javali: Percurso circular de 10,4km (duração 3h00), com início junto à capela de S. Guilherme/Nossa Senhora da Saúde em Andreus, percorrendo essencialmente caminhos agrícolas e pelas margens de ribeiras com as suas interessantes manchas de vegetação ribeirinha do Concelho de Sardoal, assim como admirar a fauna e flora local.

Nota: o ponto de concentração será junto à capela de S. Guilherme/Nossa Senhora da Saúde em Andreus às 9h30.

Orientação "Urbana/Cultural": prova a decorrer das 10h00 às 15h00, Jardim do Centro Cultural Gil Vicente, a decorrer essencialmente em zona urbana.


Workshop de Rappel
: evento a decorrer das 10h00 às 15h00, quartel dos Bombeiros Municipais de Sardoal - Torre de Treinos.

Os companheiros que não quiserem realizar os percursos pedestres, têm como alternativa o programa das festas do Concelho de Sardoal (a anunciar), no entanto também faremos parte integrante do Festival de Caminhadas.

PS - As horas de início de actividades e os locais estão indicados no programa supracitado. 

Recomendações: Farnel para os 2 dias (almoço no domingo, segundo as opções de actividades a inscreverem-se, existem restaurantes na Vila), água no cantil em abundância, bastão, calçado à medida e muita Alegria.

Cartografia: Folhas 300,311,321 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Participação em viatura própria: garantir a comparência no horário e local de actividades supracitado.

O preço (68,50€) inclui: o reconhecimento e o enquadramento de todas as actividades (caminhadas, orientação e rappel), o seguro (2 dias), a informação de apoio, o jantar de Aniversário com bolo e espumante, e todos os trajetos de autocarro no decorrer dos dois dias.

É imprescindível a inscrição na secretaria do Clube.

É necessário informar se viajam de comboio, onde ficam alojados (para serem transportados de autocarro), assim como a opção de PRs a realizar (manhã ou tarde), o GR a realizar todo o dia, assim como as opções para as actividades de domingo (rappel e orientação).