De 7 Rios ao Calhariz

Um olhar ambiental (Grupo do Ambiente)
2022-11-26 (Sábado)
Grupo 
 
Jardim 
 
Neste passeio por território da freguesia de São Domingos de Benfica, vamos procurar salientar os contrastes e a diversidade de ocupação do mesmo, ao percorrer alguns trechos da movimentada Estrada de Benfica, onde se evidencia a expansão urbanística desta área periférica da cidade.  
Vamos vivenciar outros locais muito calmos e aprazíveis, que nos remetem para as antigas quintas de produção e veraneio implantadas nas margens férteis da Ribeira de Alcântara, na encostas soalheiras e na zona contígua à Serra de Monsanto, com frondosas matas, pomares, hortas e jardins, onde famílias aristocráticas e burguesas construíram as suas casas e palácios, de que restam alguns exemplares, todavia, com contextos de ocupação distintos dos de outrora.

 

Vamos começar pela Quinta das Laranjeiras, onde faremos uma breve referência ao Palácio Farrobo e ao Teatro Tália e à implantação do Jardim Zoológico de Lisboa, no espaço da quinta, cedido pelo Conde Burnay no início do séc. XX. Aí vamos abordar o seu programa de conservação de espécies ameaçadas, a preocupação educativa e a criação do Centro Pedagógico.
No primeiro trecho da Estrada de Benfica serão focados o Chafariz das Águas Boas e o Convento de Sto António da Convalescença e faremos uma visita rápida ao Bairro Novo ou das Águas Boas. Seguimos pela Rua de São Domingos em direção ao núcleo mais antigo da paróquia, o complexo arquitetónico do antigo Convento de São Domingos de BenficaIgreja de Nª Senhora do Rosário e Capela dos Castros, envolvido por quintas, com as suas casas e palácios, e sítios de feição rural, situados na base da serra de Monsanto. Faz também parte deste núcleo, o Bairro do Calhau e o Parque Recreativo e Área de Merendas do Calhau.

 

Voltando à Estrada de Benfica, faremos ainda referência à Quinta Nova da Conceição e vamos visitar o jardim do Palácio Beau Séjour, o Bairro Grandella e a Quinta da Alfarrobeira, onde João Frederico Ludovice mandou construir a sua residência de verão e que, atualmente, é a sede da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

 

Início: Quinta das Laranjeiras (J. Zoológico)
Fim: Quinta da Alfarrobeira (atrás do ‘Califa’)
Hora e local de encontro: 9h30, junto ao portão do J. Zoológico (Praça Marechal Humberto Delgado)
Duração: 2h30
Inscrição no local (6,00€).