Caminhos do Oriente — em busca da nascente do Alviela

Vila Franca de Xira – Quinta da Fábrica – Boa Morte – Castanheira do Ribatejo (6.ª etapa)
2023-02-25 (Sábado)
Informações úteis para quem for de comboio amanhã para a atividade do Alviela com início em Vila Franca de Xira.
O comboio para Vila Franca de Xira (destino Azambuja) sai de Santa Apolónia às 9h20 e passa na estação do Oriente às 9h29.
Quem vier de comboio de Sete Rios, Entrecampos ou Roma-Areeiro faz transbordo no Oriente. Para estar ao abrigo de eventuais atrasos que comprometam a correspondência, recomenda-se o seguinte comboio (aproveitando-se o tempo de espera para tomar o pequeno-almoço na gare do Oriente):
Sete Rios 8h39
Entrecampos 8h42
Roma-Areeiro 8h44
A perda da correspondência no Oriente implicará só ter outro comboio às 10h29 e chegar a Vila Franca com uma hora de atraso, perdendo a atividade do CAAL.
Vila Franca de Xira e Castanheira do Ribatejo estão abrangidas pelo passe metropolitano. Quem tiver esse passe poderá utilizá-lo
A partida é em Vila Franca de Xira, no museu municipal. As fotos do reconhecimento AQUI
20230128_115418 1   
Em Vila Franca de Xira, cidade com importante vida cultural, visitaremos o núcleo central do museu municipal (oculista  Nunes e exposição Diante-Dentro) e atravessaremos o mercado municipal.
Retomaremos o nosso percurso no limite sul de Vila Franca, já para lá da A1, e seguiremos para norte paralelamente ao Tejo, a meia encosta, num misto de canal do Alviela, de canal de Valada do Tejo e de canal de Castelo de Bode, primeiro em meio urbano e depois sempre entre vegetação variada.
Pelo caminho visitaremos com algum tempo as interessantíssimas ruínas da Quinta da Fábrica, espreitaremos o pelourinho de Povos e piquenicaremos no miradouro do Senhor da Boa Morte, com a lezíria a nossos pés. Na aproximação a Castanheira do Ribatejo abandonaremos os aquedutos e ganharemos altura para ver as vistas, com a atarracada central termoelétrica do Carregado e a megalómana ponte/viaduto das Lezírias logo ali. Em Castanheira do Ribatejo retomaremos o contacto com os aquedutos e veremos a fonte e a igreja da vila, antes de rumarmos à estação ferroviária, términus do nosso percurso.
Características do percurso: Excluindo Vila Franca de Xira e Castanheira do Ribatejo, percurso essencialmente extraurbano com um total de 13km (sem possibilidades de neutralização!) e desníveis acumulados de cerca de 385m. Alguns desníveis pontualmente mais acentuados.
Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza potencialmente lamacenta de alguns trilhos. Bastões podem ser muito úteis em alguns pontos. A meio do percurso haverá tempo livre para piquenique. Trazer farnel e água é
recomendado, pois não há possibilidades de abastecimento fora dos núcleos urbanos.
Cartografia: Folha 390 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Ponto de encontro: Museu Municipal de Vila Franca de Xira (rua Serpa Pinto, n.º 65), 150m a sul da estação do caminho de ferro de Vila Franca, às 10h00. INSCRIÇÃO neste local: 10€, inclui seguro.
Atenção: só há um comboio por hora! O último chega a Vila Franca às 9h57, para quem vier de Lisboa-Oriente