O GDAE volta a sair...

VILA NOVA de POAIRES
2023-06-17 - 2023-06-18 (Sábado - Domingo)

Fim de semana aberto à nossa comunidade escaladora! Com o sucesso das atividades de Sesimbra Velha, Fojo dos Morcegos e Redinha / Vale de Poios, o grupo de monitores do CAAL/GDAE 

076 

decidiu realizar no fim de semana de 17 e 18 de junho mais esta atividade.

A atividade tem como objetivo não só a escalada mas também o convívio, conhecimento e alegria.

Vila Nova de Poiares situa-se na zona centro de Portugal, a escola de escalada caracteriza-se por rocha de quartzito, com 41 vias de escalada, grau de dificuldade entre o IV e o 7b+ e com uma altura entre os 5m e os 18m.

Esta zona de escalada nasceu da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares com a Federação Promotora de Montanhismo e Escalada (FPME).

Um dos setores (Fraga) é uma zona de escalada quase exclusiva para iniciação e para os diferentes níveis etários que nem sempre é fácil encontrar no nosso país. Mesmo as vias de grau mais acessível dos sectores de escalada que encontramos pelo país, nem sempre permitem a iniciação aos mais jovens.

É comum em toda a Europa encontrar muitas zonas de escalada, vias que proporcionam o ambiente familiar com muitas crianças a escalar de forma autónoma. Quando mergulhamos na realidade portuguesa não encontramos isso tão facilmente.

 A equipa de monitores do CAAL conta com quase 30 anos de experiência em escalada, com monitores certificados pela UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo / International Climbing and Mountaineering Federation). Eles irão receber e acompanhar os participantes durante toda a atividade para que se sintam seguros e confiantes.

Aceita este desafio. Acreditamos que escalar é mais do que subir rochas. É uma forma de nos desafiarmos, de explorarmos a natureza e de convivermos num ambiente descontraído e de camaradagem. 

Material necessário: Arnês, capacete, pés-de-gato, mosquetão HMS, Gri-Gri/assegurador, fitas express, saco de magnésio (opcional), sistema autossegurança (e.g. fita fechada + mosquetão com fecho).

O CAAL/GDAE disponibiliza as cordas e demais equipamentos (excepto pés-de-gato). Caso necessites de algum, menciona-os no acto da inscrição.

Levar água e farnel.

Inscrição:

1. É feita diretamente com a secretaria do CAAL: caal@mail.telepac.pt, prazo de inscrição até 12/Junho (atenção às datas de alojamento).

2. Indicar o nome e nº de sócio CAAL. Escaladores convidados terão de ser inscritos por um sócio anfitrião (nome convidado e nº de sócio anfitrião).

3. Indicar se tem seguro de escalada (obrigatório seguro em vigor).

4. O custo da atividade com seguro incluído é €8,50. 

Estão excluídos deste valor o transporte até V. N. Poiares e o alojamento. 

Se já tiveres um seguro válido, o valor é apenas €5,00. 

O pagamento da atividade terá de ser realizado por transferência bancária para a conta do CAAL (NIB 0035 0736 0001 660883 032). Anexar comprovativo de pagamento. Para outras opções de pagamento contactar secretaria do CAAL por telefone ou mail.

5. Mencionar necessidade de material de escalada.

6. Transporte: Mencionar necessidade de boleia para Vila Nova de Poiares ou se pode levar carro e se deseja partilhar boleia. As contas e respetiva divisão dos custos ficarão a cargo do proprietário do carro.

Existe um grupo no whatsapp para facilitar a comunicação. Iremos ajudar na organização.

7. Alojamento: O alojamento será em tenda no Camping de Serpins e não é necessário reservar. Para quem quiser mais comodidade o parque tem bungalows. Foram reservados até final de maio os seguintes:

Um T0 até 2 pessoas, dois T2 até 4 pessoas e um T3 até 6 pessoas. Os preços estão na página web que podem consultar no link: Parque de Campismo de Serpins (campismoserpins.pt)

Quem quiser ficar em bungalow tem de se inscrever antes do final de maio e mencionar logo que deseja ficar neste tipo de alojamento. A partir dessa data estas reservas que não forem confirmadas serão anuladas, e terão de ficar em tenda ou reservar o seu próprio alojamento.

É possível organizar um jantar de grupo dentro do parque, mediante marcação antecipada. Se o desejas menciona-o também aquando da inscrição. O pagamento desse jantar será no restaurante e não está incluído nas despesas atrás referidas.

Ponto de encontro em Lisboa: https://goo.gl/maps/VQAsg84xZbqs4SDB6

Hora: 17/Jun/2023, às 07h30

Há pelo menos uma pessoa da margem sul, por isso é possível organizar um local de encontro para quem vive nessa zona e sair diretamente para V. N. de Poiares.

Ponto do encontro em V. N. de Poiares: No parque de estacionamento das Piscinas da Fraga https://goo.gl/maps/H3mqWj6N8xtmyswKA

Topos-guia: Vila Nova de Poiares - Fraga (fpme.org)

 

Saudações verticais,

Martin Wronna / João Cavalheiro