Caminhos do Oriente - em busca da nascente do Alviela

Vala do Carregado - Alenquer (8ª etapa)
2024-04-13 (Sábado)

A partida para a caminhada é na estação ferroviária do Carregado. Fotos do reconhecimento AQUI20201219_124536

Em terreno plano, percorreremos brevemente a Vala do Carregado antes de infletirmos para a lezíria e voltarmos à colina do Monte dos Castelinhos (Lerabriga), que contornaremos a meia encosta entre vegetação mediterrânica.

Atravessaremos a antiga ponte-sifão do canal do Alviela sobre o rio Grande da Pipa e subiremos na margem esquerda a um miradouro sobre Alenquer, a Ota e a serra de Montejunto. Sempre pelo canal do Alviela, e alguns sifões e aquedutos depois, entraremos em Paredes, na aglomeração de Alenquer.20240213_100120

Em Paredes, veremos curiosas instalações da EPAL e vestígios arqueológicos, provavelmente associados à cidade romana que substituiu a cidade de Lerabriga (mais explicações durante a caminhada).

Após pausa para a merenda (e possível neutralização), atravessaremos o rio Alenquer, próximo do berço da Lanidor, e continuaremos mais um pouco pelo canal do Alviela, subindo ao Alto da Boavista para um panorama (e baloiço) imperdível sobre Alenquer. Descendo a Alenquer, haverá tempo para visita livre à vila, antes do regresso. 

Características do percurso: Excluindo a aglomeração de Alenquer, percurso essencialmente extraurbano, maioritariamente em prado de sequeiro - uma novidade relativamente às anteriores etapas. Percurso com um total de 14,5km (possibilidade de neutralização aos 12km) e desníveis acumulados de cerca de 250m. Alguns desníveis pontualmente acentuados ao vencer os sifões e aquedutos.

Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza potencialmente húmida de alguns trilhos. Bastões podem ser muito úteis em alguns pontos.

Na passagem por Paredes haverá tempo livre para piquenique (com café de apoio). Trazer farnel e água é recomendado, pois não há possibilidades de abastecimento fora dos núcleos urbanos. 

Cartografia: Folhas 376 e 390 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE. 

Ponto de encontro: Saída poente da estação do caminho de ferro do Carregado, às 10h10.

Atenção:

Percurso não circular. Só há um comboio por hora! O último chega ao Carregado às 10h03, para quem vier de Lisboa - Oriente (de onde sai às 9h29).

O regresso a Lisboa (ou Vila Franca de Xira) será feito em autocarros da Boa Viagem. 

Inscrição na secretaria do Clube (10,00€ inclui seguro)