Ericeira - Não há momentos iguais…

2004-05-16 (Domingo)

A beleza por princípio e o desejo de ficar

16 de Maio - Domingo - 2 botas.

Estamos na Primavera e é hora de sair para mais um passeio, este com cheirinho a mar e onde ele é mais azul... Vamos até à Vila da Ericeira, aqui tão perto e para tantos tão banal mas, para quem a quiser vir conhecer melhor, acabará por sair rendido aos seus encantos…

Vamos dar início ao nosso percurso junto à Ermida de S. Sebastião, uma capela de traçado hexagonal, que fica situada no extremo norte da vila. Vamos poder desfrutar de parte do percurso marítimo e também do percurso urbano, ambos trazem sensações diferentes que vale a pena experimentar.

Sairemos depois numa incursão pelos arredores da Ericeira, rumo à aldeia da Fonte Boa da Brincosa, que pouco mais tem para oferecer que uma singular amostra da vida rústica, contrastando com a agitação turística da vila. Iremos em direcção à igreja da Nossa Senhora do Ó, erguida junto a uma ponte romana num bonito vale, na margem direita do rio Lizandro. Seguiremos depois por uma subida bastante acentuada em direcção à aldeia da Lapa da Serra que nos dará uma agradável vista sobre o vale, a sua flora primaveril e os campos de cultivo.

Voltaremos a ingressar rumo à vila da Ericeira, onde visitaremos o Arquivo – Museu da Vila, que dispõe de duas salas de Arte Sacra, e ainda a Igreja da Misericórdia. Restará ainda algum tempo para desfrutar dos últimos momentos do percurso urbano, experimentar as esplanadas ou, para quem tiver coragem, tomar um banho de mar...

Características do percurso

Passeio circular com a extensão de cerca de 15 km.

Cartografia: Folha 388 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 8h40 de Algés e às 9h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: o ponto de encontro é na Ermida de S. Sebastião, junto à praia de S. Sebastião, na Ericeira, às 10h00.

O preço inclui a entrada no museu.