Mafra em dias curtos

2004-12-04 (Sábado)

2004-12-05: Dezembro começou bem. Depois de uma "Lisboa das 7 cidades" com chuva, chegámos a Mafra com um dia fantástico. De manhã a névoa e a geada ao longo da ribeira da Mata; depois, com o avançar do dia, foram os grandes horizontes do Lexim e da Boavista. Os 27 participantes deram o dia por bem empregue.


O novo "paraíso" dos alfacinhas

4 de Dezembro - Sábado - 2 botas.

O que tem feito do extremo sul do concelho de Mafra um paraíso para lisboetas em fuga ao stress, é o ambiente ainda rural, em conjunto com as novas acessibilidades trazidas pela A8.

O passeio com cerca de 15 km terá o seu início e final em Igreja Nova e desenvolve-se essencialmente em terrenos agrícolas. Alguns bastante abandonados, como os situados junto da Ribeira da Mata, mas também por outros onde a agricultura ainda é dominante. Daremos ainda um salto ao Penedo do Lexim, um castro situado num afloramento basáltico onde se observam prismas de secção aproximadamente hexagonal, aspecto que é conhecido como disjunção prismática ou colunar.

Cartografia: Folha 402 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Concentração: Às 9h00 junto à igreja de Igreja Nova. Terminaremos à tardinha, no local de partida. O tempo estimado de Lisboa a Igreja Nova pela A8 (saída Mafra) é de cerca de 35 minutos.

Inscrição: No local da concentração.