SERRA DA CABREIRA

1998-07-05 (Domingo)

Uma serra a descobrir, uma zona de belezas escondidas e águas cristalinas onde a natureza dá a mão ao mundo rural. Nesta serra nasce o rio Ave, límpido, selvagem, longe dos martírios que mais longe lhe infligirão. Seguiremos as águas do Ave, as suas margens, o seu leito, as suas cascatas e as suas pontes rurais ou romanas. Deixaremos ainda que o Cávado, domado pela barragem, nos acompanhe nas visitas a outras águas mais bravias.


Sábado - Do pequeno lugar de Lamedo seguiremos o Ave por entre cascatas e moinhos até Agra, saltaremos até à ponte da Parada e mais acima, por entre vegetação abundante, seguiremos sempre as águas quase até ao alto da Cabreira ,1262 m, - miradouro excepcional.


Domingo - Das Fragas da Pena Má até à ponte da Mizarela cruzando o rio Saltadouro pela ponte romana, acompanhados pela calma da albufeira de Salamonde.


Características dos percursos:

1º dia - Desníveis suaves, possibilidade de encontrar caminhos encharcados a algum mato.

Tempo estimado de marcha: entre 6 e 8 horas. Abastecimento de água no início e na aldeia de Agra.

2º dia- Percurso fácil, caminhos sem dificuldades. Cerca de 5 horas de marcha.

Alojamento: Parque de campismo da Cabreira - Vieira do Minho. Alojamento alternativos a contactar directamente pelos interessados, por exemplo: Pensão Arejal 053 647262.

Cartografia: cartas nos 44 e 58 na escala de 1/25 000 I.G.E.

Partida: Sexta-feira 3 às 20h30 de Algés e 20h45 do

C. Pequeno.


Participação em viatura própria: Os participantes terão de assegurar a sua presença às 8h30 de Sábado no lugar de Lamedo, perto de Rossas, e assegurar o seu transporte desde o fim da actividade na Serradela (cruzamento da estrada municipal que liga Vieira do Minho à EN103 com a estrada florestal para Pinheiro e Vilar Chã.

Local: Lamedo